Da Redação
O deputado estadual José Eugênio de Paiva - Dr. Eugênio (PSB) divulgou uma nota à imprensa a respeito das declarações do prefeito de Querência, Fernando Gorgen (DEM), na última quinta-feira (22), sobre negar a participação do parlamentar na viabilização de equipamentos para habilitação dos sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.
Rebatendo o prefeito de Querência, Dr. Eugênio reafirmou o trabalho junto ao Governo do Estado para garantir os equipamentos e custeio das UTIs e classificou a postura de Fernando Gorgen como um episódio lamentável.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – UTIs DE QUERÊNCIA
O deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) vem à público reafirmar seu trabalho junto ao Governo do Estado para garantir a destinação dos equipamentos e custeio das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que serão instaladas no município de Querência, e lamenta a postura contraditória do prefeito Fernando Gorgen ao tentar diminuir ou retirar sua participação no processo de garantia dos equipamentos, e consequente instalação das unidades.
É de suma importância destacar, que as unidades a serem instaladas no Hospital Municipal de Querência têm como diferencial o apoio do setor produtivo. A iniciativa partiu de um grupo de produtores que juntamente com a Prefeitura Municipal, decidiram assegurar a construção da ala de terapia intensiva, onde os leitos serão instalados. Na parceria, a prefeitura de Querência assumirá a responsabilidade pelo gerenciamento dos leitos e todo tramite técnico junto ao Estado, e posteriormente ao Ministério da Saúde. Já ao deputado Dr. Eugênio coube a responsabilidade pela garantia dos equipamentos e custeio dos leitos, que serão financiados pelo Governo do Estado.
O deputado classifica o episódio como lamentável, e afirma causar estranheza a atual manifestação do prefeito que não condiz com a parceria assumida, e menos ainda com a troca de mensagens realizada em 20 de agosto de 2020, quando Fernando Gorgen reconhece o trabalho do deputado e o parabeniza pela luta e garantia das unidades. “Oi deputado, obrigado pela força, pelos nossos 10 respiradores saírem para Querência, para a UTI, obrigado viu. Querência agradece, meu grande abraço”. (íntegra do áudio).
Eugênio esclarece ainda, que a abertura das unidades faz parte do pacote de ações do Estado contra a COVID-19, e que assim como outras ações, também são resultado do trabalho político realizado pelos parlamentares na defesa de suas regiões, cabendo a eles, na maioria das vezes, fazer gestão e orientar o Estado sobre as necessidades individuais de cada região. A mesma conduta adotada pelo parlamentar enquanto presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa (ALMT), atuando sistematicamente no convencimento do Estado sobre a importância da descentralização da alta complexidade, assegurando o acesso da população.
O parlamentar aproveita para mais uma vez ratificar sua conduta sempre pautada na verdade, e se coloca à disposição do Araguaia e de Mato Grosso sempre que necessário.