Emily Tinan
Redação
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) a sessão de votação da nova mesa diretora da ALMT na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O único candidato à presidência é o atual presidente do órgão, Eduardo Botelho (DEM), que teve sua vitória após 22 votos a favor da chapa. Este é o seu terceiro mandato como presidente e a posse será em fevereiro.
Além do presidente, fazem parte da chapa: primeiro-secretário, Max Russi (PSB); segundo-secretário, Valdir Barranco (PT); terceiro secretário, Claudinei Lopes (PSL), e quarto secretário, Paulo Araújo (PP); primeira vice-presidente, Janaína Riva (MDB), e segundo vice-presidente, Wilson Santos (PSDB).
A única mudança na composição da chapa para a mesa atual, foi na alteração do segundo vice-presidente que antes era João Batista (PROS), pelo Wilson Santos, e do terceiro secretário Valdir Moreto (PRB) pelo Claudinei Lopes.
A votação foi secreta. A chapa foi eleita com a maioria dos votos, sendo 22 votos a favor, um voto contra e uma abstenção.
Segundo o regimento os deputados devem fazer a votação pessoalmente, mas por causa da prevenção ao novo coronavírus, as sessões de votação cumpriram o distanciamento social, além de limitar o acompanhamento físico da votação, sendo transmitida pelo portal https://www.al.mt.gov.br/.
Além dessas medidas, os parlamentares que fazem parte do grupo de risco permaneceram em seus gabinetes conectados à sessão virtual, deslocar-se ao plenário apenas no momento da chamada para votação.
Ao final do resultado, a deputada Janaina Riva disse que o discurso da nova então eleita chapa, ficará para a posse, que acontecerá em fevereiro de 2021.