Marcos Filho*
Da Redação
Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Barra do Garças, na última segunda-feira (19), quer reconhecer bares, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais tradicionais da cidade como Patrimônio Histórico e Cultural.
O projeto idealizado pelo vereador Geralmino Alves Rodrigues Neto – Dr. Neto (PSB) tem o intuito de conceder o direito de receber uma Placa de Patrimônio Histórico e Cultural para os estabelecimentos que comprovarem legalmente cerca de 20 anos de atividade ou mais em funcionamento consecutivo.
Em uma declaração feita anteriormente a votação, o vereador Dr. Neto pontuou a motivação da criação do projeto de lei. “Quando se fala em turismo, uma vertente que sempre se fala é o atendimento. E nós temos aqui bares e lanchonetes há muito tempo no município e este projeto tem o intuito de homenageá-los. [...] nós temos a Pastelaria do Léo, temos o bar do Bagaceira, temos o Cascatinha, temos o Zuca no bairro Piracema. São bares que ajudam no turismo, na cultura e no atendimento ao público”, explicou.
Os estabelecimentos mencionados pelo parlamentar são considerados parte do legado de Barra do Garças e região pela prestação de serviços aos moradores do município e demais visitantes.
Caso sancionado pelo prefeito Adilson Gonçalves (PSD), o projeto não trará nenhum custo para os cofres municipais por prever apenas a instalação de uma placa dentro do estabelecimento dos comerciantes que atenderem aos requisitos. “Trata-se de ato meramente turístico, não implicando em tombamento, isenções tributárias de qualquer natureza ou qualquer benefício, inclusive os previstos pela Lei Orgânica Municipal”, diz trecho do documento apresentado na Câmara.
Resultado da votação
Dos 14 vereadores presentes na Câmara Municipal de Barra do Garças, 12 votaram a favor do projeto de lei de n° 33/23, sendo eles:
Carpegiane (PSB), Dr. José Maria (UB), Dr. Neto (PSB), Ginha (PSB), Jaime Rodrigues (PSB), Jairo Gehm (PRTB), Jairo Marques (Republicanos), Pebinha (MDB), Pedro Filho (PSD), Ronair Nunes (PSDB), Secreta Bike (PSB) e por fim, Zé Gota (PSDB).
Já os vereadores que votaram contra foram Murilo Valoes (Republicanos) e Dr. Florizan (Solidariedade).
*Estagiário sob supervisão de Andrezza Dias
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
