VozMT
Após a sentença da cassação da candidatura da ex-prefeita Magali Vilela (DEM) para as eleições municipais de 2020, a candidata confirmou na terça-feira (23), apoiar o seu ex-secretário de governo, Renato Vilela na disputa da prefeitura de General Carneiro.
Renato que era vice de Magali na atual disputa, agora encabeça a liderança e da continuidade as propostas de trabalho apresentado pelo grupo em prol de General Carneiro.
Já Magali, confirma que irá provar quanto a sentença que indeferiu o registro de sua candidatura. Sua defesa argumenta que “ao fazer a análise do processo, infelizmente o juízo de piso contrariou o atual entendimento da jurisprudência do TSE, ao fazer reanálise de fatos que já foram decididos pela justiça comum”.
Afirmando que na sentença preferida na Justiça Comum, não houve enriquecimento ilícito por parte de Magali Vilela, tampouco por parte terceiros no processo de improbidade. Desta forma, a Justiça Eleitoral não poderia rever uma matéria que já foi decidida pela Justiça Comum. Porém, o Juízo de piso eleitoral, fez essa reanálise, contrariando a jurisprudência do TSE e a Súmula 41 do TSE.
A decisão comporta recurso ao TRE-MT, porém após reunião com à família e o grupo político, Magali Vilela achou melhor optar pela substituição de candidatura, em razão do curto prazo que o Tribunal teria para julgar o recurso até às Eleições.
“Com certeza nós iremos recorrer e provar que houve um equívoco por parte da justiça eleitoral” disse Magali.
“Vamos apoiar Renato Vilela na disputa e manter uma mulher, Flávia Aquino como vice, representando todas as mulheres. No mais, entendemos que Renato é um jovem, advogado, já foi procurador do município e conhece a realidade da prefeitura e os problemas da nossa cidade” explica.
“Vamos afastar da disputa para que a população possa ir às urnas sem dúvidas sobre a disputa judicial” conclui Magali.