POLÍTICA Sexta-feira, 23 de Junho de 2023, 16:05 - A | A

23 de Junho de 2023, 16h:05 - A | A

POLÍTICA / VILA BELA

Max Russi cobra ampliação energética para industrialização no Vale do Guaporé

Deputado também acredita que expansão possa incentivar desenvolvimento e geração de novos postos de trabalho, diretos e indiretos

José Marques/Assessoria



A Energisa se comprometeu a realizar um estudo, no prazo de uma semana, para analisar a possibilidade de uma expansão energética que possa atender os planos de industrialização de Vila Bela da Santíssima Trindade e todo Vale do Guaporé. O deputado Max Russi (PSB) está acompanhando as tratativas e se reuniu com representantes da concessionária durante a manhã desta sexta-feira (23). O prefeito Doutor André Bringsken (MDB), o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), o federal José Medeiros (PL) e o vereador Edcley Coelho (PSB) também estão atuando nos encaminhamentos.

De acordo com o coordenador de Grandes Clientes da Energisa, Juliano Moreli, as equipes técnicas realizarão estudos nas regiões próximas para avaliar três opções, uma delas seria uma espécie de “manobra” para a transferência de energia por uma outra rede polo.

“Essa primeira avaliação vai ser feita em uma semana e já vamos deixar reagendada uma reunião para a próxima sexta-feira, para verificar se essa manobra atende a necessidade do frigorífico ou se a gente vai precisar partir para uma obra”, esclareceu.

Moreli se referiu ao frigorífico do Grupo BMG Foods, que atualmente emprega 350 trabalhadores e pretende expandir suas operações, com expectativa de ampliar o quadro de colaboradores em 700 funcionários. O diretor da indústria, Márcio André Scarlassara, confirma que a intenção, além do aumento da capacidade de produção, é também gerar novos postos de trabalho. Serão mais de R$ 30 milhões em investimentos.

A nossa finalidade é realmente gerar mais empregos para essa região de Mato Grosso. Estamos ampliando e investindo em nosso estado

“A nossa finalidade é realmente gerar mais empregos para essa região de Mato Grosso. Estamos ampliando e investindo em nosso estado”, complementou.

Para o prefeito André Bringsken, a difusão do setor energético vai favorecer não apenas o desenvolvimento de Vila Bela, mas também de toda a região que compreende o Vale do Guaporé. Bringsken está otimista quanto as perspectivas de um crescimento industrial, principalmente quando o assunto se volta ao investimento inter-racial, devido à proximidade do município com a Bolívia.

“O olho do desenvolvimento, a fronteira nova, está ali no Vale do Guaporé. O Max é comprometido com o avanço e sempre apoiou muito o nosso município. Vila Bela vive hoje uma expectativa muito grande com vários empresários querendo construir, trazer indústrias, mas ficam presos nesse gargalo da energia. A Energisa, fazendo um planejamento de expansão a médio e longo prazo, dá uma perspectiva muito boa para a nossa cidade, assim que abrir a alfândega, o asfaltamento para San Inácio, de trazer indústria”, avalia.

O deputado Max Russi assegura que vai buscar mais medidas que possam acelerar todo o processo de forma resolutiva. Entusiasta da industrialização como ferramenta de desenvolvimento, principalmente de pequenos municípios, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa reforçou as cobranças aos representantes da distribuidora de energia.

“Nós precisamos de uma atenção diferenciada da Energisa nesse sentido. Nós temos o que é mais difícil de buscar no estado, nós temos empresário que quer investir e que quer aumentar, vai colocar R$ 30 milhões, que vai gerar emprego, que vai gerar mais produção, que vai ajudar a industrializar o nosso estado. Então, nós precisamos de vocês juntos. Esse é um assunto prioritário para a Assembleia Legislativa”, assegurou.

 

 

FOTO: Assessoria

Max Russi

 

 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Dengue BG

 



Comente esta notícia