POLÍTICA Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023, 07:36 - A | A

27 de Setembro de 2023, 07h:36 - A | A

POLÍTICA / PORTO ALEGRE DO NORTE

Ministro dá ordem de serviço para asfalto na BR 158 em MT

Renan Filho destacou a importância de Mato Grosso no cenário nacional como o principal produtor de alimentos do país

Da Redação
Semana7



Com a presença de cerca de 2 mil pessoas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou na manhã de 26 de setembro, em Porto Alegre do Norte, a ordem de serviço para iniciar o asfalto do trecho denominado Contorno Leste e que circula a reserva indígena Marãiwatsédé, da etnia Xavante, antigo latifúndio Suiá-Missú, na região Norte Araguaia.

A concorrida solenidade, que teve como anfitrião o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Lago, foi prestigiada com as presenças do governador Mauro Mendes, vários deputados e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Em seu breve discurso de ocasião o ministro Renan Filho destacou a importância da parceria com o Governo de Mato Grosso para a conclusão das obras de asfalto não só em seu principal eixo, a BR-158, assim como de outras rodovias federais (a 242 e 088) que cortam a região do Araguaia.

O asfalto do Contorno Leste garantirá de início a ligação direta das cidades de Alto Boa Vista e Serra Nova Dourada e, além desses aqueles que dependem do asfalto da158 a exemplo de Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Vila Rica.

Renan Filho destacou a importância de Mato Grosso no cenário nacional como o principal produtor de alimentos do país. "O progresso de Mato Grosso está vinculado às rodovias. Com a PEC da Transição, ampliamos de 250 milhões para 1,1 bilhão de reais os recursos para essas obras que serão feitas porque temos recursos e temos diálogo", disse ele a seu modo ressaltando a versão de governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O ministro assegurou ainda o poder de mobilidade e de diálogo do governador Mauro Mendes em suas constantes visitas a Brasília, o que, segundo sua análise, “incentiva a construção e um trabalho conjunto, o que tem sido a recomendação do presidente Lula a partir do diálogo permanente com os governadores", disse ele.

Mauro Mendes disse por sua vez ser preciso investir pesado em infraestrutura para escoar produção e dar mais qualidade de vida aos mato-grossenses. Ele lembrou que no início desse ano encaminhou uma lista de prioridades do Estado a pedido do presidente Lula, sendo uma delas o trecho do Contorno Leste, na 158. "Das quatro prioridades que apresentamos, três estão aqui no Araguaia”, a quem o Estado, segundo ele, tem uma dívida histórica com essa região “esquecida durante décadas”, frisou.

Mendes disse ainda que nesses últimos quatro anos foram feitos em Mato Grosso 2.500 km de asfalto novo. Desse número 780 “só no Araguaia”, outros1.800 km já contratados, dos quais 540 km sendo executados na região.

Com o governador Mauro Mendes e os ministros Renan Filho e Carlos Fávaro, participaram da concorrida solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, os deputados estaduais Dr. Eugênio, Paulo Araújo, Valdir Barranco e Valtinho Miotto, o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Araguaia.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Câmara Queimadas 728


Comente esta notícia