Itimara Figueiredo
Assessoria de Comunicação
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), propôs o projeto de lei 116/2021 que institui diretrizes para o incentivo da prática de atividades físicas. Objetivo é estimular a população a praticar esportes e, consequentemente, ter mais saúde e qualidade de vida.
Se aprovado, o governo deverá propor políticas públicas para garantir que a população receba o apoio necessário, bem como promova a adaptação da prática de atividades físicas de acordo com a emergência sanitária, nos espaços públicos, paralelo ao trabalho de conscientização sobre os benefícios que exercícios físicos promovem à saúde.
Na proposta, Botelho alerta sobre dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, que apontam o Brasil como o país com maior número de sedentários da América Latina. Segundo o relatório, cerca de 47% da população do país não praticam atividades físicas suficientes para se manterem saudáveis. E lembra que diversos tipos de doenças, como as cardiovasculares, diabetes e cânceres podem surgir em decorrência ao sedentarismo.
“Diante desse cenário, apresentamos o projeto para instituir diretrizes através do Poder Público com medidas de incentivo à prática de atividades físicas, uma forma necessária e fundamental ao combate do sedentarismo”, destaca o deputado.