BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Maio de 2020, 13:25 - A | A

14 de Maio de 2020, 13h:25 - A | A

POLÍTICA / Covid-19

Senador cobra ação dos governos de MT e GO contra casos em Barra do Garças

Município registrou quatro mortes por coronavírus

Ana Adélia Jácomo
PNB Online



O senador Wellington Fagundes (PL-MT) cobrou nesta quarta-feira (13) medidas conjuntas dos governadores de Mato Grosso e Goiás, Mauro Mendes e Ronaldo Caiado, ambos do DEM, para barrar o aumento dos casos de coronavírus na cidade mato-grossense de Barra do Garças (516 Km de Cuiabá). 

O município na divisa com o Estado de Goiás, na região dos rios Araguaia e Garças, registrou quatro mortes pela doença e tem 27 casos confirmados. Para o senador, esta proximidade contribuí para a disseminação da doença e um plano de ação tem que ser definido pelos dois governos. 

“Barra do Garças é uma cidade que vive muito em função de Goiás, então muita gente que vai e vem de lá. Esse fluxo tinha que ter sido considerado desde o começo. Essa preocupação tem que ser estratégica do Governo do Estado com a prefeitura, aliás os dois governos por isso ao meu ver essa consequência: de maior número de casos. Goiás tem mais que o dobro de casos de coronavírus que Mato Grosso, foi o estado, em função da proximidade de Brasília, que também tem altos números’, disse Wellington. A escalada do coronavírus em Barra do Garças assusta a população.

Segundo o prefeito Roberto Farias (MDB), o número de casos pode ser maior do que os 27 oficialmente confirmados. Farias disse que há 78 pacientes internados, sendo que um está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O prefeito anunciou nesta segunda-feira (11) que poderá adotar o lockdown, que é uma das medidas de distanciamento social.

O bloqueio total, como o termo tem sido traduzido, consiste em cercar um determinado perímetro (estado, cidade ou região), interrompendo toda atividade por um breve período de tempo. Ele ainda avalia, em conjunto com os prefeitos Gerson Rosa (Pontal do Araguaia) e José Elias Fernandes (Aragarças-GO) novas ações, entre elas a realização de barreiras sanitárias nas BRs-070 e 158, que cortam as duas cidades. 

O prefeito afirmou, em nota oficial, não ter recebido recursos dos governos federal e estadual para as ações de combate à covid-19. 

Curva ascendente 

Em Mato Grosso, os casos de coronavírus (covid-19) tem aumentado a cada dia. Há cerca de 10 dias, em 15 de abril, haviam registrado 151 casos confirmados da doença e 4 óbitos. Já nesta terça-feira (12), 604 pacientes estão confirmadamente com a covid-19, e 20 pessoas foram a óbito.

Comente esta notícia

Elyane Maria Nogueira 15/05/2020

Ontem mesmo foi disponibilizado link do Portal da Transparência da PM com os recursos repassados para Barra do Garças desde dezembro de 2019 sob o título combate à pandemia _ Covid 19. Se não me engano na ordem de um milhão, outro de 50mil é tbm um de +_200(pouco mais ou pouco menos) Então não entendo, com tudo publicado, como alguém pode negar? No mínimo estranho.

positivo
0
negativo
0

1 comentários