Assessoria
Ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região do Vale do Araguaia e da Serra do Roncador (MT), por meio do ecoturismo, foram o assunto de uma reunião realizada nesta quarta-feira (17), no Bloco Vanguarda do Senado Federal. Participaram os senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Jayme Campos (DEM-MT), o Secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, e o líder da Liga do Araguaia, Caio Penedo.
Na ocasião, os parlamentares receberam a proposta do Programa Incluir, implementado pela Liga, que busca desenvolver o turismo sustentável na região Roncador-Araguaia, para que o segmento alcance um novo patamar, franqueando também oportunidades para outros municípios. A entidade destaca também que o turismo na região pode viabilizar a inserção de pequenos produtores rurais, indígenas e mais mulheres no universo empreendedor, além de favorecer a fixação do homem no campo.
O senador Wellington Fagundes sinalizou seu apoio político às ações apresentadas pela Liga, e se revelou disposto a colaborar pela valorização do patrimônio sociocultural da região do Vale do Araguaia, contemplando os municípios de Barra do Garças, Cocalinho, Nova Xavantina, Araguaiana, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Querência, Canarana, Pontal do Araguaia e Torixoréu. "Estamos no Senado para priorizar iniciativas que proporcionem o desenvolvimento de todas as regiões de Mato Grosso", destacou.
Por sua vez, o senador Jayme Campos também demonstrou seu apoio ao Programa Incluir, argumentando que, como político, tem o dever de ajudar programas “que fortalecem o turismo de Mato Grosso uma como ferramenta de desenvolvimento econômico e alternativa para a inclusão social”.
Ao final da reunião, o líder da Liga, Caio Penedo, avaliou que a reunião foi muito positiva principalmente pelas manifestações dos parlamentares e do representante do governo de MT. O programa Incluir, que tem o propósito de valorizar cenários deslumbrantes do Vale do Araguaia e da Serra do Roncador, região que reúne elementos que constituem uma vocação inigualável para a atividade do turismo sustentável. Penedo esteve acompanhado pela coordenadora do programa, Lucila Egydio e pela Consultora de Turismo, Tauana Costa.