Assessoria
Após anos de espera, e muitas articulações junto ao Governo do Estado, o município de Barra do Garças pode finalmente comemorar o início das atividades da Escola Militar Tiradentes. As aulas tiveram início no dia 8 de fevereiro, e segue o formato de aulas online determinado pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) para prevenção e combate a COVID-19.
A unidade funciona no prédio da Escola Estadual São João Batista, no bairro Santo Antônio, e tem como diretor o Tenente Coronel Naildo Guedes, da Polícia Militar. Inicialmente serão atendidos cerca de 400 alunos da sexta série do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio.
A instalação da Escola Militar em Barra do Garças é resultado de um longo trabalho conduzido pelo deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB), desde o início de seu mandato. Em diversos momentos, Eugênio foi categórico ao cobrar do Governo do Estado urgência na instalação da unidade.
Até a garantia definitiva da escola, o deputado percorreu um longo caminho com a realização de audiências públicas, reuniões com prefeito, vereadores e comunidade escolar. Até mesmo uma visita técnica do vice-governador Otaviano Pivetta e da então secretária Marioneide Kliemaschewsk (SEDUC) ao município, foi articulada por Eugênio para garantir a instalação da unidade.
“Nós precisávamos garantir a instalação da Escola Militar, e mais, essa instalação precisava ter a melhor localização e atender ao maior número possível de famílias, e conseguimos. Trabalhamos arduamente para o Estado entender a importância da unidade, já que era um compromisso antigo com a comunidade escolar. Quero agradecer ao vice-governador Pivetta [Otaviano] e ao atual secretário Alan Porto [SEDUC] cumpriram conosco, e hoje Barra do Garças comemora sua merecida unidade militar de ensino. Uma escola diferenciada, pautada na valorização da família, nos princípios morais, no resgate cívico e na formação de uma postura socialmente comprometida”, definiu Dr. Eugênio.
Um sonho antigo da comunidade escolar, a Escola Militar traz consigo um currículo de referência na formação de jovens e adolescentes. Além da boa qualidade de ensino, a unidade militar instalada no bairro Santo Antônio também assumiu o importante papel de atender as famílias localizadas naquele setor, até então sem nenhuma unidade estadual.
O deputado também acompanha de perto a proposta de reordenamento das escolas estaduais que será apresentada pela SEDUC ao município. A preocupação é evitar que as escolas sejam subutilizadas devido à baixa demanda.
Padrão diferenciado
A Escola Militar de Barra do Garças é a segunda unidade instalada no Araguaia, e faz parte do projeto de expansão das unidades militares projetadas pelo Governo do Estado. A primeira unidade foi instalada no município de Confresa, em 2017.
Com uma educação considerada modelo, as escolas militares são consideradas referência em qualidade de ensino, disciplina e na formação humanizada de jovens e adolescentes.
As unidades militares possuem gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e a Polícia Militar de Mato Grosso. Cabe à SEDUC atuar na definição de estratégias para a prática pedagógica, planejamento e execução do plano político-pedagógico definido pela comunidade escolar. Já a Polícia Militar é responsável por toda gestão cívico-militar, proporcionando o desenvolvimento de um ambiente de disciplina, respeito à hierarquia, a meritocracia e a promoção de um ambiente organizado e acolhedor, voltado à melhoria da aprendizagem dos estudantes.