POLÍTICA Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021, 15:24 - A | A

22 de Fevereiro de 2021, 15h:24 - A | A

POLÍTICA / Judiciário

STF suspende posse de Botelho à presidência da Assembleia; novas eleições ocorrerão

Alexandre de Moraes mandou comunicar à Assembleia para imediato cumprimento da decisão

Da Redação



Nesta segunda-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que havia reconduzido o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) como presidente da Casa Legislativa.

Na determinação, o parecer do ministro se deu no sentido de possibilitar uma única recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora e, desta forma, Botelho fica desqualificado de ocupar a presidência, visto que este é o terceiro mandato consecutivo do deputado à frente da ALMT.

"Determino, ainda, a realização subsequente e imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, biênio 2021/2022, vedada a posse de parlamentares que compuseram a Mesa nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, nos mesmos cargos. Comunique-se", aponta o ministro em trecho da decisão.

Com isso, a Assembleia será comunicada para imediato cumprimento da decisão, além de ter que fornecer informações para realização de nova eleição no prazo de 48h.

Após tomar conhecimento da determinação do Supremo, Botelho assegurou que realizará um novo pleito.

 

(Com informações de Pablo Rodrigo e Khayo Ribeiro/Gazeta Digital).



Comente esta notícia