Da Redação/Ronan de Sá
Na quarta-feira (28), a chapa da atual prefeita e candidata à reeleição em Baliza - GO, Fernanda Nolasco (DEM), realizou um requerimento de substituição de vice-prefeito após a Justiça Eleitoral indeferir candidatura do médico Israel Magno Carniel (Cidadania). A coligação indicou o agricultor também filiado ao Democratas Deldimar Ferreira da Silva.
Com a troca do candidato impugnado, a coligação ‘Por Amor a Baliza’ que também teve o registro indeferido pelo juiz Wander Soares Fonseca, da 35ª Zona Eleitoral de Aragarças, por ser única e indivisível espera reverter a decisão judicial.
No entanto, a chapa pode enfrentar mais um obstáculo por ter protocolado o pedido de substituição de candidato fora do prazo limite estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que é imperdoável na Justiça Eleitoral.
O portal apurou que o médico Israel Carniel renunciou ao cargo de vice-prefeito da chapa no dia 26 de outubro, a data limite para a coligação requerer a troca de candidato. Porém, o pedido de substituição foi enviado eletronicamente à Justiça Eleitoral na tarde do dia 28.
o partido ou a coligação substitua o candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou canceladodesde que seja requerido até 20 dias antes do primeiro turno do pleito que, no caso das Eleições 2020
De acordo com a Lei das Eleições nº 9.504/1997, é permitido que “o partido ou a coligação substitua o candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado” desde que seja requerido até 20 dias antes do primeiro turno do pleito que, no caso das Eleições 2020, ocorrerá no dia 15 de novembro.
Desta forma, a troca de vice pode derrubar a chapa de Fernanda Nolasco que concorreria às eleições normalmente enquanto o agora ex-vice Israel ainda possui recurso pendente junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás.
Ontem (28), uma situação também envolvendo problemas com candidatura de vice ocorreu na cidade de Guarujá - SP. A candidatura de Giovani Vassopoli (Rede) à prefeitura foi indeferida pela Justiça Eleitoral após a vice Marcela Maria Bezerra da Silva desistir de concorrer e o partido não indicar um substituto.
Na decisão, o juiz eleitoral Ricardo Fernandes Pimenta Justo, da 212ª Zona Eleitoral de Guarujá, alegou que o pedido de registro de candidatura foi indeferido devido a renúncia da candidata a vice sem a indicação de substituição até a última segunda-feira (26).
Em Baliza, duas chapas concorrem à prefeitura, a coligação “Uma Baliza Melhor Para Todos” com o candidato a prefeito Marcos Rodrigues Costa (PP) e o candidato a vice, Uigmar Antônio de Paula (MDB) e também a coligação 'Por Amor a Baliza' da atual gestora Fernanda Nolasco (DEM).
Joaquim Eduardo 29/10/2020
Uai achei que esse jornal era sério !! Proferir mentiras perde credibilidade que quase já não tem ! Moço olha direito pq vai ter que se retratar depois pq notícias infundadas é considerado crime ok fakenews ! Na verdade eu estava presente e não foi bem assim cumprimos todos os prazos legais ! Peça para essa turma que não tem oque fazer pedir voto pq a mulher continua
1 comentários