Da Redação
Câmara Municipal de Pontal do Araguaia

Durante sessão ordinária na segunda-feira (7), o vereador Cláudio Freitas (DEM) fez um pedido para que os governos federal e estadual encaminhem para Pontal do Araguaia as vacinas Comirnaty da Pfizer. Atualmente estes imunizantes contra a Covid-19 são destinados para capitais e a algumas cidades do interior por conta das condições de armazenamento.
O parlamentar solicitou, por meio de uma indicação, apoio ao deputado estadual Faissal Calil (PV) para trazer as vacinas ao município.
Ciente das particularidades para conservação das doses que requer temperaturas baixíssimas, Freitas pediu à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o empréstimo de um ultrafreezer para estocar as vacinas. Ao Semana7, ele disse que o pró-reitor da UFMT Campus Araguaia, Rodrigo Azevedo, deu total apoio e disponibilizará o equipamento, caso necessário.
No último dia 28 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas normas para conservação e armazenamento que poderão facilitar a aplicação do imunizante da Pfizer em cidades do interior.
O prazo de armazenamento da vacina foi estendido de cinco para 31 dias e deve ser mantida entre 2 graus Celsius (ºC) a 8ºC, após estudos da farmacêutica demonstrarem que o fármaco se mantém estável em temperaturas mais altas. Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses precisam ser armazenadas em um ultrafreezer entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.