Fernanda Moraes
Da Redação
O município de Barra do Garças segue aguardando uma nova remessa da segunda dose do imunizante Coronavac/Butantan. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (4).
A atividade está suspensa desde o último dia 29, isso porque o município ficou sem a vacina para a aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo informe do imunizante.
A CoronaVac tem de ser aplicada em um intervalo de até 28 dias. Se houver atraso, a orientação é tomar o quanto antes, no entanto o atraso, segundo o Ministério da Saúde, não compromete a imunização da população.
Além de Barra do Garças, outras dez cidades ficaram sem a segunda dose. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os municípios não foram divulgados para preservar a autonomia de cada um.
De acordo com um levantamento realizado pelo G1, entre os municípios que suspenderam a aplicação da segunda dose por falta do imunizante estavam: Rondonópolis, Sinop e Poxoréo.
Entre eles, a primeira cidade a suspender foi Rondonópolis, no dia 22 de abril. A prefeitura retomou a aplicação na semana passada, mas o estoque chegou ao fim pela segunda vez, e a campanha foi suspensa novamente na quinta-feira (29).
Em seguida, no dia 28 (quarta-feira), Poxoréo informou a suspensão da aplicação e disse que aguardava novas doses. As prefeituras de Barra do Garças e de Sinop, também suspenderam a aplicação da segunda dose no dia 29.
As secretarias de saúde continuam aguardando um retorno do Governo Estadual.
Segunda dose da AstraZeneca
A secretaria municipal de saúde iniciou nesta terça-feira (4) a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca nos profissionais de saúde que tomaram a primeira dose entre os dias 2 e 9 de fevereiro.
A imunização acontecerá até quarta-feira (5). Segundo a secretaria, a aplicação está sendo realizada na Feira Coberta, no setor Dermat, das 13h às 15h.
(Com informações do G1).