Da Redação
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta quinta-feira (18), o Boletim Informativo n° 375 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra, a partir da página 10, que Barra do Garças e mais 21 municípios estão com classificação de risco muito alto para o coronavírus.
Este sistema de classificação de risco é atualizado duas vezes por semana e é utilizado para acompanhar, analisar e fazer uma avaliação estratégica sobre a evolução do vírus no estado, se baseando na taxa de crescimento da contaminação em relação ao número acumulado de pessoas infectadas no município, no dia da divulgação do boletim, com o acumulado de 14 quatorze dias antes. Também é considerada a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs para a doença na rede pública da cidade.
De acordo com o documento, Barra do Garças registrou uma taxa de contaminação de 6,57% com 164 casos ativos nos últimos 14 dias, o que aponta o risco 'muito alto' de contaminação pelo vírus. Outros 21 municípios estão na mesma classificação, são eles: Alta Floresta, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cláudia, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Ainda de acordo com informações do Boletim, outras 21 cidades estão classificadas na categoria de risco alto para a contaminação do coronavírus. São elas: Alto Taquari, Aripuanã, Brasnorte, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Colniza, Figueirópolis DOeste, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Paranatinga, Planalto da Serra, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sapezal, Tabaporã, Tapurah, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
As demais cidades de Mato Grosso foram classificadas na categoria de risco moderado para a Covid-19, um total de 46 munícios.
Dados municipais
Até esta quinta-feira (18), Barra do Garças registrava 5.215 casos de coronavírus desde o início da pandemia, destes, 4.769 já recuperados, 171 óbitos em decorrência da doença e 275 pacientes que estão em tratamento contra a doença (os chamados casos ativos), sendo 229 pessoas em isolamento domiciliar e 46 internados.
(Com informações da SES-MT).