Fernanda Moraes
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças decidiu suspender a vacinação de grávidas no município que estava marcada para começar nesta terça-feira (11). Segundo o secretário de saúde, Adilson Tavares, a decisão veio mediante a orientação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Foi determinado a suspensão imediata do imunizante AstraZeneca/FioCruz usado contra a Covid-19 nas gestantes em comorbidades. Isso porque uma grávida do Rio De Janeiro faleceu após a vacinação. A suspensão ocorreu em todo o território brasileiro para que o caso seja investigado.
A Anvisa destacou que a bula da vacina AstraZeneca não recomenda a aplicação em gestantes e o uso sem orientação médica. "O uso ‘off label' de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente", diz nota técnica emitida pela agência.
Como recomendação da Anvisa, apenas as vacinas Coronavac e da Pfizer-Biontech podem ser aplicadas em grávidas no Brasil.
Mortes registradas
Segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe) do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, em março de 2020, até o fim de abril deste ano, o Brasil havia registrado 979 mortes de grávidas ou puérperas que haviam sido diagnosticadas com Covid-19. (Com informações do Araguaia Notícias).