João Pedro Donadel
Da Redação
A prefeitura de General Carneiro expediu o decreto 007/2020 nessa terça-feira (17) que cria o Comitê Municipal de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Covid-19, doença causada pelo coronavírus, para julgar a necessidade de se adotar medidas como isolamento, quarentena, realização compulsória de exames médicos, teste laboratoriais, coleta de amostra clínicas, entre outros.
Na coordenação do novo comitê está a secretária municipal de Saúde, Lourena Neves. Demais integrantes do corpo técnico público da cidade se fazem presente no comitê.
Dentre as responsabilidades e deveres do órgão, fica autorizado a realização de despesas, inclusive com dispensa de licitação, para aquisição de quaisquer itens para a saúde municipal, bem como contratação de serviços de saúde, destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública que vivenciamos.
O decreto ainda suspende eventos em ambientes fechados promovidos pela administração pública municipal, suspensão de concessão de afastamento aos profissionais de saúde do município, recomenda-se ao setor privado a suspensão de eventos em ambientes fechados, o serviço administrativo da prefeitura funcionará apenas com atendimento interno e para serviços essenciais.
Respeitando o decreto estadual dessa última segunda-feira (16), as aulas no município estão suspensas. A prefeitura seguirá o cronograma estadual de prevenção à doença.
Para as empresas privadas, em caso de opção pela realização do evento, o decreto informa a observação de portaria do Ministério da Saúde, no que for cabível.
Por fim, é obrigatório aos profissionais de saúde municipal a utilização de máscaras, luvas e higienização constante.