Emily Tinan
da Redação
O novo boletim epidemiológico n°177 registrou mais cinco mortes em decorrência da Covid-19, nesta quinta-feira (8), em Barra do Garças. Conforme a atualização, a cidade contabilizou 17 vítimas fatais somente nos boletins desta semana, onde todos os óbitos ocorreram durante oito dias.
Entre todas as mortes, 10 eram moradores de Barra do Garças e sete eram pacientes de outros municípios.
Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 29,41% das vítimas não possuíam nenhuma doença pré-existente, sendo 70,59%do sexo masculino. As idades variam de 31 anos à 89.
Uma das mortes mais trágicas registradas em Barra do Garças foi da médica Cibele Bento Rodrigues, de 38 anos, da cidade de Ribeirãozinho. Seu falecimento foi confirmado na última terça-feira (6), no Pronto Socorro Municipal.
Cibele é filha do ex-vereador José Rodrigues Neto e Claudeides Rodrigues e estava na cidade para uma consulta com um médico particular a respeito de sua gestação de 8 meses.
A médica apresentava alguns sintomas típicos da doença e na madrugada de terça começou a passar mal com falta de ar e foi transferida para a unidade hospitalar. Os médicos a internaram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e decidiram realizar um parto emergencial para salvar o filho, todavia Cibele não resistiu e faleceu.
Números gerais
Com a nova atualização do informativo, Barra do Garças chega a 5.686 casos contaminados, desde o início da pandemia. Dentre esses, 5.192 foram recuperados, a taxa de recuperação é de 91,31%.
Há ainda 300 casos ainda em tratamento pelo vírus, sendo que 262 estão em isolamento domiciliar e 38 internados.
Entre as internações, seis barra-garcenses estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Milton Morbeck e outros quatro internados nas UTI particulares. Cerca de 30 pessoas estão em enfermarias.
Em relação aos pacientes de outras cidades, apenas uma está hospitalizada em UTI municipal e nove nas UTI particulares. Há ainda 13 pacientes em enfermarias.
Vacinômetro
Segundo os dados de imunização atualizados, das 6.379 doses destinadas à população não indígena, foram imunizados 1.974 trabalhadores da área da saúde, 144 trabalhadores da saúde indígena, 31 idosos institucionalizados e outras 4.183 pessoas com 60 anos ou mais.
Já das 2.305 doses destinadas à população indígena, 1.073 já foram aplicadas. Este número está sendo atualizado conforme o Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei Xavante repassa informações à Secretaria Municipal de Saúde.
Veja os boletins completos desta quinta:
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde