BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 22 de Junho de 2025

SAÚDE Terça-feira, 22 de Junho de 2021, 09:01 - A | A

22 de Junho de 2021, 09h:01 - A | A

SAÚDE / LUTO NA EDUCAÇÃO

Dois professores morrem por complicações da Covid em MT

Sabino Albertão Filho foi secretário de Esportes; Eden Praeiro era coordenador de curso na Unic

Bruna Barbosa
Mídia News



Dois professores morreram em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso nas últimas 24 horas por complicações da Covid-19.
 
O professor de Educação Física Sabino Albertão Filho, de 78 anos, estava internado em uma UTI de Sinop (a 503 km de Cuiabá), onde morava, desde 3 de junho. Ele não resistiu e morreu nesta terça (22).
 
Sabino atuou na UFMT e no IFMT. Ele também chegou ocupar o cargo de secretário estadual de Esporte e Lazer entre 1997 e 2002, criando a primeira lei de incentivo ao esporte em Mato Grosso.
 
Ele era casado com Cinira Albertão, que também é professora. Deixou filhos e netos.
 
Nas redes sociais, amigos, familiares e ex-alunos lamentaram a morte de Sabino.
 
"O professor Sabino vai deixar uma imensa saudade aos inúmeros amigos, colegas de trabalho e familiares que sentirão muito a sua falta. Nossos sentimentos. Obrigado, professor, por tudo que compartilhou conosco, que Deus permitiu ter o privilégio de ser seu aluno, colega de trabalho, conviver com você e sua abençoada família", escreveu Ivo da Silva.
 
O deputado estadual Allan Kardec também lamentou a morte do professor.
 
"Um dos principais nomes da Educação Física no estado de Mato Grosso e no Brasil, Professor da UFMT e IFMT, foi meu professor na ETF [atual IFMT]. Um grande homem, uma pessoa maravilhosa e um profissional sem igual", publicou.
 
Professor de Ciências Contabéis
 
Eden Praeiro ocupava a cadeira nº 21 da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis. Ele também foi vítimas de complicações da Covid-19 e faleceu nessa segunda (21), aos 56 anos.
 
Praeiro era coordenador do curso de Ciências Contabeis na Unic, em Cuiabá.
 
A morte do professor gerou comoção entre dezenas de alunos que, no perfil do Facebook dele, compartilharam fotos e mensagens.
 
"Não dá pra acreditar que você se foi, obrigada por tudo, por ter me ensinado a ser uma pessoa melhor, vai com Deus meu querido professor, te amamos", escreveu Andrea Garcia.
 
"Hoje partiu um homem que deixará certamente muitas saudades. Um excelente professor. Alguém que era uma referência para todos os seus alunos, pois sabia ensinar com paciência, transmitir uma alegria contagiante em todas as aulas, escutar atentamente as dúvidas daqueles que o procuravam", lamentou Paloma Souza.
 
O Conselho Regional de Contabilidade também publicou nota de pesar sobre a morte do professor.
 
Eden Praeiro era filho do jornalista Adelino Praeiro, um dos proprietários do jornal Diário de Cuiabá.

Comente esta notícia