Emily Tinan
da Redação
O novo boletim epidemiológico de Barra do Garças (MT) registrou mais oito mortes em decorrência da Covid-19, nesta segunda-feira (29). As informações da Secretaria Municipal de Saúde apontam, que 50% das novas vítimas fatais tinham entre 34 a 38 anos. (Veja boletim no final da matéria).
Todas as mortes ocorreram em um período de 4 dias. Entre as vítimas, seis eram pacientes de outros municípios e duas eram moradores de Barra do Garças. Com a atualização, a cidade chega a 181 óbitos pela doença, sendo de 28 indígenas e 153 não indígenas.
Dados das vítimas
Conforme os dados da Secretaria de Saúde, as comorbidades mais apresentada entre as vítimas, foram obesidade e hipertensão. Somente uma pessoa não havia doença pré-existente.
Duas mortes foram contabilizadas na última sexta-feira (26), sendo de um homem de 38 anos com obesidade e de uma mulher de 47 anos, com obesidade e hipertensão.
No sábado, três homens morreram pela doença, sendo um idoso de 82 anos com hipertensão e Alzheimer, um homem de 32 anos com obesidade e hipertensão e outro de 57 anos com hipertensão e diabetes.
Já no domingo, foi registrado a morte de uma mulher de 36 anos, sem comorbidade.
Nesta segunda, mais duas mortes foram relatadas pela doença, sendo de um homem de 57 anos, com hipertensão e comorbidade pulmonar e de uma mulher de 34 anos, com obesidade, hipertensão e problema renal.
Números gerais
Com a nova atualização do informativo, Barra do Garças chega a 5.426 casos contaminados, desde o início da pandemia. Dentre esses, 4.987 foram recuperados, a taxa de recuperação é de 91,91%.
Há ainda 258 casos ainda em tratamento pelo vírus, sendo que 230 estão em isolamento domiciliar e 28 internados.
Entre as internações, cinco pessoas estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Milton Morbeck e outras cinco internadas nas UTI particulares. Outras 22 pessoas estão em enfermarias.
Em relação aos pacientes de outras cidades, oito estão hospitalizados em UTIs de unidade particular e uma na UTI pública. Há ainda 17 pacientes em enfermarias.
Secretaria Municipal de Saúde
