BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 16 de Março de 2025

SAÚDE Sábado, 06 de Março de 2021, 19:11 - A | A

06 de Março de 2021, 19h:11 - A | A

SAÚDE / Colapso

Exército instala Hospital de Campanha em Barra do Garças

Temendo colapso na saúde, prefeito Adilson pediu apoio dos militares para tentar conter avanço do vírus

Da Redação/Ronan de Sá e Francis Amorim



Temendo um colapso na Saúde Municipal,  o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, pediu apoio ao tenente coronel Rogério Gomes Marques, comandante do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada, sediado em Aragarças (GO), para instalação de um hospital de campanha para atender casos de covid-19 na região.

Esta será a primeira vez que as Forças Armadas montam este aparato hospitalar no Estado de Mato Grosso, neste período de pandemia.  A  estrutura está sendo montada aos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como suporte para o atendimento dos casos do novo coronavírus, que colocou a cidade entre as 12 com maior alto risco de contaminação do Estado.

A Prefeitura de Barra do Garças informou que neste momento, 8 das 9 UTIs Covid estão ocupadas e outras três semi-leitos instaladas na UPA, para atender o grande número de casos registrados nos últimos dias.

O secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares disse a equipe do Semana7 que esteve na UPA, que concederá maiores detalhes sobre os atendimentos que serão ofertados pelo hospital de campanha na próxima segunda-feira (8). Hoje, Barra do Garças segue as normas do governo no Estado que decretou toque de recolher em Mato Grosso.

Reprodução

Hospital de Campanha na UP

Exército monta primeiro hospital de campanha em Barra do Garças

Providos com equipamentos e instalações para prestar atendimento em áreas em que o apoio à saúde, os Hospitais de Campanha fornecem suporte ao sistema da saúde brasileiro, devido ao aumento drástico no número de infectados por covid-19. Durante a pandemia, o Hospital de Campanha do Exército (H Cmp) tem surgido mais que o normal, principalmente porque figura como um importante aliado da sociedade.

Até ontem (7), Barra do Garças contabilizava 4.967 casos de coronavírus, destes, 4.535 já recuperados. O índice de recuperação no município é de 91,30%. Há 270 pacientes que estão em tratamento contra a doença (os chamados casos ativos), sendo 230 pessoas em isolamento domiciliar e 40 internados.

Já nas enfermarias, além das 27 pessoas internadas nos leitos públicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo 21 barra-garcences e seis residentes de municípios vizinhos, há ainda 18 pacientes em enfermarias da rede privada (10 de Barra do Garças e oito de outras cidades).

A doença já matou 162 pessoas na cidade e 85 residentes de cidades vizinhas que buscaram tratamento no município barra-garcense. A reportagem esteve UPA, hoje por volta as 19h, e constatou grande número de carros e motos no estacionamento. Tentamos informações sobre o número de internados, mas não conseguimos a informação. A Secretaria de Saúde deve se pronunciar a qualquer momento.

semana7

UPA de Barra do Garças com estacionamento lotado

 

 



Comente esta notícia