Da Redação
O Consórcio Intermunicipal de Saúde Garças/Araguaia (CISGA) recebeu R$ 5 milhões por meio do Programa Fila Zero, do Governo de Mato Grosso. O recurso, já creditado na conta do consórcio, corresponde à primeira parcela de um total de R$ 19 milhões destinados a ampliar e agilizar a realização de cirurgias eletivas na região.
A liberação foi viabilizada graças à articulação política do deputado estadual Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que atuaram diretamente junto ao Executivo estadual para garantir os repasses.
O projeto faz parte da gestão do atual presidente do Consórcio, o prefeito de Torixoréu, Thiago Timo (PSB). Segundo ele, os valores permitirão a execução exames e cirurgias, iniciativa fundamental para enfrentar a demanda reprimida por atendimentos médicos especializados.
No entanto, mesmo com os recursos estaduais já em conta. Dependendo do tipo de execução das cirurgias necessitará da contrapartida financeira dos municípios que integram o consórcio. Cada prefeitura deverá contribuir com parte dos custos operacionais quando os procedimentos forem iniciados, conforme previsto no modelo de cooperação entre os entes.
A expectativa é que, com o avanço da execução, centenas de pacientes da região do Araguaia sejam beneficiados com a diminuição do tempo de espera por procedimentos cirúrgicos, trazendo mais agilidade, estrutura e humanização ao serviço público de saúde.