SAÚDE Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023, 10:04 - A | A

24 de Agosto de 2023, 10h:04 - A | A

SAÚDE / SAÚDE

Nutricionista dá dicas para manter a hidratação durante o tempo quente e seco

A escassez de chuvas e as altas temperaturas podem levar a um aumento do risco de desidratação e seus efeitos prejudiciais à saúde

Fort Atacadista
Assessoria



Com a chegada do período de estiagem, a preocupação com a hidratação adequada se torna uma prioridade para a população de Mato Grosso. A escassez de chuvas e as altas temperaturas podem levar a um aumento do risco de desidratação e seus efeitos prejudiciais à saúde.

Segundo a nutricionista Rafaela Curcino Moreira, do Fort Atacadista Mato Grosso, manter a hidratação durante esse período quente e seco é fundamental para o bom funcionamento do organismo e evitar problemas mais graves.

"Durante a estiagem, nosso corpo tende a perder mais líquidos através do suor e da respiração, aumentando a necessidade de reposição hídrica. A desidratação pode levar a sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça e até mesmo problemas mais sérios", afirma a nutricionista.

A especialista enfatiza que a água é a melhor opção para a hidratação, mas também destaca a importância de consumir alimentos ricos em água.

"Frutas como melancia, melão, laranja e abacaxi são ótimas escolhas, pois têm alto teor de água, além de fornecerem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo", explica Rafaela.

Além disso, a nutricionista oferece algumas dicas práticas para manter a hidratação em dia. Confira:

Beba água regularmente: mantenha uma garrafa de água por perto e estabeleça o hábito de beber pequenos goles ao longo do dia; água saborizada com pedaços de frutas e hortelã é uma ótima opção para diferenciar;

Evite bebidas açucaradas: refrigerantes e sucos industrializados podem ser ricos em açúcar e calorias vazias. Prefira opções mais saudáveis, como água, chás naturais ou água de coco;

Capriche nas refeições leves: durante os momentos de refeição, inclua alimentos com alto teor de água, como saladas, vegetais crus e frutas frescas;

Mantenha-se fresco: evite exposição prolongada ao sol e ambientes muito quentes. Isso ajudará a reduzir a perda excessiva de líquidos.

A especialista também reforça que a conscientização sobre a importância da hidratação deve ser disseminada entre todas as faixas etárias, especialmente entre crianças e idosos, que podem ser mais vulneráveis aos efeitos da desidratação.

“Manter-se hidratado é essencial para garantir o bem-estar e a saúde durante esses meses de clima seco. E quem tem crianças e idosos em casa, a atenção deve ser redobrada”, conclui.

Onde encontrar - Nas lojas do Fort Atacadista, presentes em Cuiabá, nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e, na saída para Chapada dos Guimarães, e em Várzea Grande, na Avenida da FEB, os consumidores têm à disposição uma ampla variedade de frutas, verduras e legumes, além de bebidas como isotônicos, água de coco e outros produtos ideais para o consumo durante o período de estiagem, a preços competitivos.

A rede também oferece descontos especiais e condições únicas de pagamento, através do cartão Vuon Card, tornando as compras ainda mais vantajosas. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h e, aos domingos, das 7h às 20h.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Hotel Paiagues 728


Comente esta notícia