Neiriane Santos
Da Redação
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta terça-feira (09) que ainda não há data definida para início da vacinação dos idosos.
Circulava nas redes sociais um suposto cronograma com datas para a imunização de pessoas acima de 60 anos contra a Covid-19 e segundo a secretaria de saúde se trata de uma fake news.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, nesta primeira fase de imunização, o município recebeu 1544 doses de vacinas destinadas aos profissionais da linha de frente e idosos institucionalizados.
Na última quinta-feira (04), o secretário de Saúde, Adilson Tavares afirmou que todos os os profissionais da linha de enfrentamento, tanto dos hospitais particulares e público, já foram vacinados, assim como os pacientes do projeto “Melhora em Casa”, que trata-se de pessoas na terceira idade com problemas de saúde,que são assistidas em suas casas, pelos profissionais de saúde do município.
Segundo a Secretaria, neste momento estão sendo imunizados os demais trabalhadores da área da saúde, que não atuaram na linha de frente do combate a Covid-19 e o município aguarda a chegada de mais vacinas pra iniciar a próxima etapa de vacinação.
A vacinação das pessoas idosas devem seguir um cronograma a partir da faixa etária dos grupos mais vulneráveis a Covid-19, portanto os primeiros a serem vacinados devem ser os idosos a partir de 90 anos.
De acordo com Adilson, o município deve receber uma nova remessa de imunizantes do governo estadual ainda nesta semana. Estas vacinas a princípio deverão ser destinadas às aplicações da segunda dose e da primeira dose em pessoas a partir dos 90 anos, “primeiro temos que ver quantas vacinas vamos receber, dependendo da quantidade, podemos aplicar em pessoas abaixo dessa faixa etária também" afirmou.
O secretário também informou que as UBS (Unidade Básica de Saúde) estão fazendo cadastro dos idosos que devem ser vacinados, a fim reunir dados a respeito da quantidade de pessoas e a idade de cada grupo, “esse registro serve pra gente ter noção de quantas pessoas estão naquela faixa etária, pra gente fazer a distribuição correta das doses” afirmou.
Segundo o secretário, qualquer pessoa a partir de 60 anos ou familiar pode comparecer à UBS, com documentos de identificação do idoso e realizar esse cadastro.