Mídia News
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informou, nesta segunda-feira (1º), que investiga dois casos suspeitos de infecção pela nova variante do coronavírus, procedente de Manaus (AM).
Segundo o órgão, o primeiro caso trata-se de um caminhoneiro daquele Estado que estava em trânsito, passou mal, e procurou a UPA em Rondonópolis.
Ele foi transferido para o Hospital Regional, mas morreu. O resultado do exame dele deu inconclusivo para a nova cepa.
O outro caso suspeito é de um rondonopolitano que esteve em Manaus recentemente e está internado no Hospital Unimed.
A equipe médica ainda aguarda o resultado do exame para confirmar se é ou não a nova cepa.
A nova variante
A variante conhecida como P.1 foi identificada primeiramente no Japão, após quatro passageiros de Manaus que desembarcaram em Tóquio terem sido diagnosticados com Covid-19.
O sequenciamento do vírus feito no Japão foi comparado com os sequenciamentos de amostras do Amazonas colhidas entre abril e novembro e foram constatadas semelhanças.
Um artigo de um grupo de estudos internacional composto por Universidade de Oxford, King's College, Universidade Harvard e USP, publicado no dia 27, indica que a variante é responsável pela segunda onda em Manaus.
O estado do Amazonas sofre com um forte aumento de casos da Covid-19 e sobrecarga no sistema de saúde público, com falta de oxigênio em hospitais e transferência de pacientes.