Redação
FolhaMax
Reprodução

Mês é marcado pela conscientização pela prevenção ao Câncer de Mama
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o MT Mama, sediará o lançamento da campanha “Outubro Rosa” no Hospital Estadual Santa Casa. O evento ocorrerá nesta segunda-feira (30) às 19h30 e reunirá autoridades do Estado.
Durante o evento, o secretário da pasta, Gilberto Figueiredo, anunciará as ações do Hospital Estadual Santa Casa em conformidade com a temática. Na oportunidade, a unidade hospitalar ganhará a iluminação rosa, que perdurará durante todo o mês de conscientização – já que a cor é símbolo mundial da campanha de prevenção ao câncer de mama.
Outubro Rosa
O objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre o câncer de mama proporcionando, dessa forma, maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade da doença.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.
Com uma taxa de 13,68 óbitos/100 mil mulheres em 2015, a mortalidade por câncer de mama (ajustada pela população mundial) apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras. O Sul e o Sudeste são as regiões que apresentam as maiores taxas de mortalidade, com 15,26 e 14,56 óbitos/100 mil mulheres em 2015, respectivamente.