BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024

SAÚDE Segunda-feira, 07 de Junho de 2021, 17:08 - A | A

07 de Junho de 2021, 17h:08 - A | A

SAÚDE / boletim atualizado

UTIs lotadas, alta nas mortes e nos casos: barra-garcenses parecem não ter medo de coronavírus

12 mortes em decorrência do vírus foram registradas entre a última quarta-feira (2) e esta segunda-feira (7), nove vítimas eram moradores de Barra do Garças.

Da Redação



Barra do Garças teve mais 12 mortes em decorrência da Covid-19 confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde, entre a última quarta-feira (2) e esta segunda-feira (7). Conforme o boletim epidemiológico nº 216, nove vítimas eram moradores do município e outras três das cidades de São Félix do Araguaia, Pontal do Araguaia e Nova Xavantina. Além dos óbitos, foram notificados 149 novos casos positivos durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

As vítimas tinham entre 48 e 91 anos, desses, um homem e uma mulher, ambos de 49 anos, não apresentavam comorbidades. Outros dois homens também não tinham doenças pré-existentes.

Com a atualização dos dados, o município acumula 7.343 casos confirmados e 258 óbitos desde o início da pandemia. A doença também já fez outras 141 vítimas de cidades vizinhas que faziam tratamento em Barra do Garças. (Confira o boletim no final da matéria).

Do número total de casos, 6.537 são considerados curados, com a taxa de recuperação de 89,02%. Há ainda 548 casos ativos da doença (507 em isolamento domiciliar e 41 internados).

Enfermarias e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continuam com altos índices de ocupação. São cinco barra-garcenses internados em UTIs do Hospital Municipal Milton Morbeck e outros 10 internados nas UTIs particulares. Já 34 pacientes estão internados em enfermarias.

Em relação aos pacientes de municípios vizinhos, três estão internados em UTIs públicas de Barra do Garças e quatro em leitos particulares. Há ainda nove pacientes em enfermarias.

Na última sexta-feira (4), o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), pediu ao secretário de Saúde, Adilson Tavares, que desativasse uma sala da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para instalar os novos leitos de enfermaria com equipamentos necessários devido ao aumento da procura por atendimento no feriado de Corpus Christi.

Apesar do aumento da oferta de leitos clínicos e do último decreto editado com medidas restritivas e punitivas para o município que está com risco ‘muito alto’ de disseminação do vírus, conforme classificação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a fiscalização e ações para coibir aglomerações parecem não surtir o efeito esperado nos últimos dias.

Mesmo com praças e pontos turísticos interditados pela Defesa Civil, parte da população reclama de estabelecimentos noturnos lotados, registros de festas clandestinas e até mesmo aglomerações em agências bancárias de Barra do Garças. Nesta segunda-feira (7), dois bancos foram notificados e multados em R$ 10 mil.

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro também divulgado nesta segunda-feira (7), das 23.606 doses de vacinas recebidas para a população não indígena de Barra do Garças, o município já administrou 99,59% da primeira dose e 81,96% da segunda dose.

Já das 4.610 doses destinadas para indígenas, foram aplicadas 79% da primeira dose e 67,25% da segunda dose. Este número é atualizado conforme os dados do Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei Xavante, responsável por repassar informações à Secretaria Municipal de Saúde.

Secretaria Municipal de Saúde

boletim e vacinômetro bg

 

Secretaria Municipal de Saúde

boletim e vacinômetro bg

 

 



Comente esta notícia