VARIEDADE Segunda-feira, 08 de Abril de 2024, 14:10 - A | A

08 de Abril de 2024, 14h:10 - A | A

VARIEDADE / estilo de vida

Ciclista sanfoneiro percorre 2,5 mil km pelo país e visita cidades do Araguaia; vídeo

Na última quarta-feira (03), José Carlos Conde Sbruzzi chegou a Barra do Garças e desde então tem compartilhado nas redes sociais alguns passeios pela cidade

Da Redação
Semana7



A vida de José Carlos Conde Sbruzzi, de 34 anos, mudou completamente no dia 1º de janeiro deste ano ao sair de casa, em Caçapava – SP, com sua bicicleta e pedalar aproximadamente 2.500 quilômetros pelo país. Em pouco mais de três meses, ele já passou por municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Na última quarta-feira (03), o ciclista chegou a Barra do Garças – MT e desde então tem compartilhado nas redes sociais alguns passeios pela cidade.

Zé, como é conhecido na internet, visitou pontos turísticos de Barra do Garças como, o Porto do Baé, o Mirante do Cristo e a trilha de cachoeiras no Parque Estadual Serra Azul. Ainda na região do Araguaia mato-grossense, ele passou pelos municípios de Araguainha, Ponte Branca, Torixoréu, Pontal do Araguaia e Ribeirãozinho.

Ao Semana7, o ciclista conta que a insatisfação com sua “vida normal” e o levou a deixar casa, emprego e sair sem rumo pelo país em cima de duas rodas. “Não estava feliz com a rotina que eu levava, trabalhava muito, não passeava, dificilmente tirava um tempo para mim e não sobrava dinheiro. [...] faltando um mês para a virada do ano decidi que iria mudar meu estilo de vida. Me perguntei como poderia fazer isso e, dentro das condições que eu tinha, a opção mais viável era sair de bicicleta”, explica o aventureiro que também tem como hobby tocar sanfona.

Segundo ele, o instrumento musical foi adquirido usado durante sua passagem por Franca - SP e o objetivo é consertá-lo para ser uma das formas de ganhar dinheiro na viagem. Zé também faz outros “bicos” para se sustentar e comenta quais as principais dificuldades do projeto. “Eu não saí com muito dinheiro. Então, sempre que vejo oportunidade de parar em alguma cidade, de fazer um bico de ajudante de pedreiro ou qualquer coisa, eu faço. [...] a pedalada consume muito tempo e conciliar tudo o que tem que fazer no dia a dia: comida, lavar roupa, montar barraca, editar vídeo e outros afazeres têm sido um desafio no sentido de estabelecer uma rotina”.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Tá viajando Zé (@taviajandoze)

Apesar dos perrengues, o ciclista afirma que a viagem é um meio de conhecer os próprios limites físicos e mentais, além de uma nova forma de ver a vida.

Ainda de acordo com José Carlos, Barra do Garças será a última cidade de seu roteiro em Mato Grosso. Em seguida, ele entrará em Goiás por Aragarças, município que faz divisa com o estado mato-grossense.

A viagem que tinha começado sem planejamento prévio ainda deverá incluir nos próximos meses mais alguns estados das regiões Norte, Nordeste, Sul e até mesmo outros países da América do Sul.

“Não tenho uma data definida para terminar o projeto e nem sei se ele vai terminar. Talvez eu continue andando por aí. Penso futuramente em monetizar as redes sociais para levantar uma graninha durante a viagem, talvez até seguir de moto ou de carro, fazer um motor home, mas isso são apenas projetos”, conta.

A jornada do ciclista sanfoneiro pode ser acompanhada pelo perfil (@taviajandoze) no Instagram.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Tá viajando Zé (@taviajandoze)

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI



Comente esta notícia