VARIEDADE Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023, 08:49 - A | A

27 de Setembro de 2023, 08h:49 - A | A

VARIEDADE / SETEMBRO AMARELO

Como a Cannabis medicinal ajuda a salvar vidas

Entenda como os fitocanabinoides podem auxiliar na saúde mental

FSB Comunicação



O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Amarelo”, a qual busca dar visibilidade aos cuidados com a saúde mental e enfatiza a importância do diagnóstico e tratamento corretos de transtornos mentais comuns, como a depressão e a ansiedade. Quando se fala em tratamento, os produtos à base de Cannabis, demonstram ter grande potencial terapêutico. A Endogen, healthtech de Cannabis medicinal e nutrição fundamentada em ciência para gerar qualidade de vida, possui produtos para tratamentos dessas patologias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma das principais causas do suicídio, afetando mais de 264 milhões de pessoas. A ansiedade, muito associada à depressão, também é uma preocupação significativa, afetando cerca de 284 milhões de indivíduos em todo o mundo. Esses transtornos mentais desencadeiam um ciclo de sofrimento emocional, mas há várias abordagens terapêuticas tradicionais, incluindo o uso de antidepressivos, ansiolíticos e outros medicamentos prescritos. Outra abordagem que vem chamando atenção são os tratamentos à base de Cannabis, principalmente devido à sua tendência a causar menos efeitos colaterais no organismo.

“Estes fitocanabinoides modulam o sistema endocanabinoide (SEC) do organismo, que desempenha um papel fundamental na regulação do humor, estresse e da resposta ao estresse. Além disso, os produtos à base de Cannabis geralmente apresentam uma tolerabilidade maior comparados ao tratamento habitual, podendo assim ser uma alternativa para pacientes que se queixam dos efeitos colaterais associados ao uso dos antidepressivos e ansiolíticos mais usados”, explica Eduardo Perin, Psiquiatra formado pela Unifesp e Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN).

O uso medicinal da cannabis pode ser um componente fundamental no enfrentamento não só de ansiedade e depressão, mas também em uma série de outras condições como dores crônicas e estresse, evitando que milhares de pessoas tirem a própria vida. No entanto, é importante observar que o uso de fitocanabinoides para a saúde mental não é uma solução única, o tratamento deve ser personalizado de pessoa para pessoa e acompanhado por um médico.

Sobre Endogen

Healthtech de produtos de Cannabis medicinal e nutrição baseada em ciência e educação para promover saúde e qualidade de vida. A empresa busca trazer equilíbrio para as pessoas viverem mais e melhor utilizando tecnologias e evidências científicas comprovadas sendo sua maior aliada na vida moderna e urbana.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Câmara Queimadas 728


Comente esta notícia