Marcelo Borges
Semana7
A escritora e jornalista italiana Margherita Detomas lançou na última semana seu novo livro, fruto de mais de 30 anos de pesquisas feitas em Barra do Garças, Xingu, Cuiabá e no Nordeste, sobre a história do coronel britânico Percy Fawcett que dizem ter desaparecido na serra do Roncador em busca de uma cidade perdida.
Com o título ‘Cidades Invisíveis - Minha versão sobre P.H Fawcett’, a obra da jornalista tem como objetivo redefinir as coordenadas da jornada de Fawcett, revelando detalhes inéditos e abrindo as portas da floresta para a arqueologia acadêmica com estilo impecável, rigor científico e grande paixão. Ele foi escrito originalmente em italiano e agora traduzido no Brasil.
O lançamento em Barra do Garças contou com duas apresentações ao público, uma na quinta-feira (31) na academia de Letras, Cultura e Arte do Centro-Oeste e outra no sábado (02), no Centro Cultural ‘Valdon Varjão’. Ambos os eventos reuniram cerca de 150 pessoas.
No centro cultural, antes da fala da escritora, o Coral Aracanto encantou os presentes com a performance da música Hey Jude, dos Beatles. Marinalva Marques, ativista cultural e membro da Academia de Letras, recitou o poema italiano ‘Fossile Humano’. Matheus Henrique abrilhantou a noite fazendo uma apresentação caracterizado de Percy Fawcett. No final da noite a autora ainda autografou livros e conversou com os entusiastas pela a história de Fawcett.
Durante sua participação no podcast Semana7, na quarta feira, 30 de outubro, Margherita agradeceu as pessoas que a ajudaram. “A escritura quando tem paixão, significa que você mexe e você coloca amor nessa coisa. Eu acho que coloquei amor, aquilo que senti por essa cidade e para as muitas pessoas que ajudaram, [tem seis páginas de agradecimentos], é uma obra quase coletiva, fruto do trabalho de muitas pessoas”, disse a jornalista.
Ela ainda contou um pouco sobre o que os leitores irão encontrar em sua obra. “Pesquisa de arquivos, pesquisa de campo, mais de 30 expedições, você vai encontrar a história, vai encontrar coisas inéditas sobre o Fawcett, uma parte também de mistérios sobre as teorias do centro do Brasil”, ressaltou.
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo.