Pensando nos quase 300 mil eleitores no Vale do Araguaia, o ex-prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz Cebola (PSD), deve disputar uma das oito cadeiras na Câmara Federal em Brasília. Cebola foi prefeito por quase dois mandatos (ele substituiu o então prefeito Gercino Caetano (PSD) que afastou-se do cargo em 13 de janeiro de 2016). Como gestor Cebola surpreendeu os nova-xavantinenses com a mudança do visual urbano da cidade quando pôs em prática seu slogan de administração: “Quem ama cuida”.
Ao entregar a gestão ao seu sucessor, João Bang (PSB), João Cebola deixou mais de 500 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, contemplando assim todos os bairros de Nova Xavantina, além da construção de meios-fios e sarjeta, enquanto que a malha viária de toda área central da cidade foi recapeada e revitalizada. Somente em iluminação de LED sua administração investiu 4,5 milhões de reais, enquanto na construção da nova sede do Fórum investidos cerca de 11 milhões, além da pavimentação do aeroporto municipal, construção de inúmeras pontes, bueiros e melhoria nas estradas vicinais.
Na agricultura familiar, Cebola disse que contou a parceria do deputado federal Carlos Bezerra (MDB), partido que deve se filiar nos próximos dias. Na saúde, o ex-prefeito construiu dois postos de saúde, reformou o Hospital Municipal, além da reforma de outras unidades, aquisição de mobilha nova para as unidades de saúde, reformou a prefeitura, pagou em dia os servidores do município, incluindo com Reajuste Geral Anual (RGA) em torno de 20% no curso de seu mandato.
O maquinário da prefeitura foram todos substituídos por uma frota 0 km onde se inclui duas patrolas, duas pás-carregadeiras, sete caminhões, duas PC-escavadeiras hidráulica, tratores, equipamento para pavimentação asfáltica e uma SW4 para o gabinete. No setor de obras construiu a Orla no Rio das Mortes e portais de entrada da cidade e reforma do ginásio de esporte com climatização, reforma no Estádio Municipal onde foram gastos meio milhão de reais e investimentos da ordem e 6 milhões em drenagem em vários bairros.
Diante desse quadro de sua gestão, Cebola faz agora sua engenharia política ao lado de outros dois ex-prefeitos que também terminaram mandatos com número de aprovação em alta, a exemplo de Mauro Rosa da Silva (PSD), o Maurão, de Água Boa, e Jenovan Faria (PSD), de Campinápolis. Informações dão conta de que ambos devem encampar candidaturas a deputado estadual no pleito eleitoral de 2022, numa possível dobradinha com João Cebola.
Cebola articula ainda sua eventual candidatura com Carlos Bezerra (MDB), com o senador Wellington Fagundes (PL) e o próprio governador Mauro Mendes (DEM). “Queremos montar um grupo forte aqui em Nova Xavantina, para fazermos um federal no Araguaia”.
Mas para o sucesso dessa empreitada Cebola precisa se consolidar em coligações e torcer para que alguns dos cogitados nomes, como os de Roberto Farias, Baiano Filho, Fernando Görgem, Édio Brunetto, Antônio Bosaipo, Nelson Barbudo e Gordin Tur migrem para outros projetos que não sejam a Câmara dos Deputados. O tempo dirá.