Da Redação
No dia 31 (sexta-feira), ocorreu a cerimônia de formatura da primeira turma de Agentes Mirins em Barra do Garças. Cerca de 70 formandos entre crianças e adolescentes participaram do evento que teve como tema a hierarquia e a disciplina. O projeto social tem como objetivo prevenir o uso de drogas na região. A solenidade aconteceu às 19h no ginásio de esportes Antônio Flandeiros, localizado no bairro Santo Antonio, em Barra do Garças.
O coordenador do projeto, Bruno Henrique Ferreira Marques, destacou que a maior dificuldade foi a questão financeira para o início do projeto, mas contou com a colaboração de alguns empresários locais e do poder público para tornar o AGEM uma realidade. Ao iniciar nova turma, Marques enfatizou que espera apoio para dar continuidade a esse trabalho que ajuda a sociedade.
Maicon Costa Oliveira, diretor da Cadeia Pública de Barra do Garças, ressaltou a importância do empenho do Secretário Adjunto de Administração Penitenciária (SAAP) Jean Gonçalves Fernandes, para o crescimento de projetos como este na região, com o objetivo de evitar que crianças caiam no mundo das drogas e construam um futuro melhor.
Para o Superintendente da Regional Leste do Sistema Penitenciário, João Batista Alves Borba, o projeto é extremamente importante, uma vez que trabalha o emocional de crianças e de adolescentes, para que não cometam delitos e enfrentem dificuldades futuras, como acontece atualmente no sistema penitenciário. "Hoje trabalhamos dentre do sistema prisional com adultos para ressocializa-lo e devolve-lo à sociedade.
Wyliney Santana, delegado Regional da Polícia Judiciária Civil, aprovou o AGEM e disse que projetos dessa natureza são importantes para ajudar a diminuir os índices de criminalidade na sociedade. Ele afirmou que os conceitos de educação, cívica, moral, disciplina e hierarquia devem ser mais observados pelos pais, para que futuramente não sofram pelos eventuais erros de seus filhos.
O prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo (MDB), destacou que um aluno adolescente atacou e matou uma professora recentemente e que se aquele garoto tivesse tido a oportunidade de participar de um projeto como o AGEM, talvez aquela tragédia teria sido evitada. Ele ressaltou a importância de iniciativas que atendam à comunidade, como o AGEM.
O curso tem a duração de um ano e as aulas são realizadas aos sábados no campus do Instituto Federal de Barra do Garças (IFMT). As aulas desse projeto social, AGEM, são ministradas por policiais penais cadastrados no projeto, que atuam voluntariamente em dias de folga de seus plantões. Além de Barra do Garças, o programa também se estende às cidades de Tangará da Serra, Mirassol D’Oeste e Campo Novo dos Parecis.
PARCEIROS DO PROJETO AGEM/2022: Supermercado Nilo, Centroluz, Bolo do Sítio, Solda Max. Fiscont e Prefeitura de Pontal do Araguaia.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom