Andrezza Dias
Da Redação
A prefeitura de Alto Boa Vista, município localizado na região norte do Araguaia, vai implantar o sistema de distribuição de água na sede da comunidade Mãe Maria e nos Projetos Casulos (PAs) Vida Nova e Boa Esperança.
Uma das principais metas da atual gestão de Alto Boa Vista é regularizar por completo o abastecimento de água no município.
Atualmente a água tratada chega para aproximadamente 90% da população.
Segundo o prefeito Valtuir Cândido (PSC), o principal desafio da gestão é levar água encanada para a população dos assentamentos rurais de Alto Boa Vista. O abastecimento de água nessas regiões é feito por meio de caminhões-pipa.
Ainda de acordo com Valtuir, serão investidos mais de R$ 1 milhão de reais através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A obra vai beneficiar cerca de 200 famílias distribuídas entre a sede da Comunidade Mãe Maria, uma espécie de agrovila com as casas dos pequenos agricultores locais e nos dois PAs, Vida Nova e Boa Esperança.
As famílias dos projetos casulos possuem lotes demarcados em um hectare de terra. Nessas chácaras, os pequenos produtores podem criar pequenos animais e plantar hortaliças e frutas. Atualmente principal atividade dessas famílias é plantar mandioca e maracujá, pois o solo ainda está em processo de preparação para outros cultivos.
O prefeito Valtuir Cândido disse que o início das obras para implementar o sistema de distribuição de água para essas regiões aguarda apenas uma ordem de serviço.
Chegada da água
No dia 7 de fevereiro deste ano, a cidade comemorou a inauguração do sistema de distribuição de água, uma demanda aguardada pelos moradores de Alto Boa Vista há mais de 20 anos. Foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões por meio de emenda do deputado federal Carlos Bezerra (MDB) e contrapartida do município.
Na época a obra foi considerada um projeto complexo por ter 9 km de tubulação que capta a água do rio Três Pontes e a leva até a estação de tratamento, para então chegar até a central de distribuição.