Neiriane Santos/Andrezza Dias
Da Redação
Durante entrevista ao Semana7, na segunda-feira (01), o prefeito de Barra do Garças, Adilson Macedo (PSD), revelou que planeja utilizar o prédio da antiga escola estadual Dom Bosco em um Centro Político-Administrativo. O local deverá ser usado para abrigar algumas secretarias da Administração Municipal que atualmente estão instaladas em prédios alugados.
“A escola Dom Bosco foi cedida à prefeitura para utilizar o prédio para a área da educação. Eu tenho agenda em Cuiabá e vou pleitear a doação daquele prédio para que ele possa ser utilizado por todas as secretarias da prefeitura”, explicou o gestor.
Segundo Adilson, a transformação da antiga escola em um Centro Político-Administrativo resultaria em uma grande economia aos cofres públicos. “A ideia é aproveitar o prédio para colocar essas secretarias e demais órgãos e, em contrapartida, iremos diminuir a quantidade de dinheiro gasto com aluguel e aumentar o poder de investimento do município”, ressaltou.
A estrutura seria a nova sede para quase todas as secretarias, entre elas, o gestor destacou as pastas de Finanças, Administração, entre outras.
Primeiros projetos
Desativada desde 2005, a antiga escola Dom Bosco fica localizada no bairro Cidade Velha e já foi referência de ensino na região entre as décadas de 80 e 90, com cerca de 3 mil alunos matriculados. A escola que era de responsabilidade da Congregação Salesiana foi adquirida pelo Governo de Mato Grosso em 1990, que passou a ser responsável pelo prédio.
Muito foi especulado sobre o futuro da estrutura desde a desativação da escola, mas nenhum projeto chegou a ser implantado. Em 2018, o Governo do Estado iniciou a reforma das instalações para a implantação da Escola Estadual Tiradentes, uma escola com gestão cívico-militar, contudo, a obra foi paralisada por falta de recursos. O modelo cívico-militar acabou sendo implantado na Escola São João Batista no bairro Santo Antônio, no começo deste ano.
Já em 2019, após a prefeitura de Barra do Garças receber o regime comodato da escola, o ex-prefeito Roberto Farias anunciou o intuito de transformar o prédio de dois andares em uma das maiores creches do Estado, acomodando cerca de 1.000 crianças.
Nesta semana, o prefeito Adilson Macedo esteve em Cuiabá com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e o 1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Max Russi (PSB), onde tratou sobre o futuro da escola Dom Bosco.