BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 23 de Março de 2025

CIDADES Quarta-feira, 12 de Maio de 2021, 12:13 - A | A

12 de Maio de 2021, 12h:13 - A | A

CIDADES / Definições

Governador visitará cidades no Araguaia para tratar da construção do Hospital Regional

A definição entre Confresa e Porto Alegre do Norte para receber a unidade hospitalar na região ainda não foi tomada

João Pedro Donadel
Da Redação



Conforme divulgada em agenda oficial, o governador Mauro Mendes (DEM) visitará as cidades de Confresa e Porto Alegre do Norte nessa sexta-feira (14). A presença do executivo será para avaliar os locais, em ambas as cidades, para a construção do Hospital Regional, no Araguaia.

Em fevereiro, respondendo a questionamento da imprensa, Mendes disse que o projeto para a construção da unidade hospitalar está pronto e apenas aguarda a definição do local para que seja iniciada a licitação. A expectativa do governo estadual é de até o fim do primeiro semestre, lançar o edital para o Hospital Regional do Norte do Araguaia.

“O projeto desse hospital está prontinho, nós precisamos definir o terreno. Eu já pedi para os dois prefeitos das duas cidades que estão disputando, Confresa e Porto Alegre do Norte, onde lançaram a pedra fundamental, já dois governadores foram lá, fizeram isso e não fizeram a obra, nem projeto fizeram. O meu projeto está pronto, precisamos definir, os prefeitos apresentarem o terreno”, disse o governador na época.

Mendes comentou que a decisão seria técnica, avaliando critérios de infraestrutura, quantidade de médicos, melhor terreno, melhor logística, entre outros quesitos. A visita dessa semana deve definir o local para a construção de uma unidade de Saúde importante, aproximando ainda mais os moradores da região de um atendimento mais capacitado, evitando viagens para as capitais.

Entre as duas cidades

Procurada pela reportagem, a chefe de gabinete da prefeitura de Porto Alegre do Norte, Fernanda Soares, alegou que a cidade conta com o terreno para a construção já documentado, ruas mais largas e planejadas (principalmente no bairro do terreno), aeroporto, custo de vida mais barato (vantagem aos profissionais que virão atuar no hospital), escritório estadual de saúde e uma Unidade de Coleta e Transfussão de Sangue (UCT).

Fernanda também contou que a cidade solicitou em 2009 a construção do Hospital Regional, e os municípios vizinhos concordavam com a escolha, enquanto Confresa despertou o interesse mais tardiamente.

Apesar de ter entrado depois na corrida pelo Hospital Regional, Confresa conta com apoio de diversos parlamentares, como por exemplo o senador Carlos Fávaro (PSD), no qual em janeiro de 2021, ao lado do prefeito municipal Ronio Condão (PSDB) garantiu destinação de 40 milhões de reais para o Hospital Regional na cidade.

Outro parlamentar que também apoiava a construção da unidade hospitalar em Confresa era o saudoso deputado estadual Silvio Fávero (PSL). Ainda em 2020, em reuniões com o prefeito Condão, Fávero defendeu a população desta região que hoje recorre aos estados de Goiás e de Tocantins para buscar tratamentos de saúde. Ele também ressaltou a doação de um terreno por parte do empresário Ricardo Babinsk para início das obras do mais que aguardado Hospital Regional.



Comente esta notícia