Da Redação
Altamente produtivo, o agronegócio tem grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país. O estado de Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos em 2022, com participação 30,7% da safra, conforme levantamento do IBGE em novembro do ano passado.
Em Araguaiana (MT), o setor também tem crescido nos últimos anos após produtores apostarem no potencial agrícola do município.
Nesta semana, o prefeito de Araguaiana, Getúlio Dutra (PSB), publicou em suas redes sociais o primeiro de uma série de sete vídeos com visitas à produtores agrícolas. A primeira visita acompanhou o empreendedor Genivaldo, da Agropecuária Pantanal. Nessa quarta-feira (1º), ele iniciou a colheita de arroz em uma área de plantação com cerca de 500 hectares. Esse é o quarto ano de produção na propriedade.
Além do arroz, o produtor também apostou na cultura da soja.
“Nós temos que agradecer a esse cara que acreditou no nosso município e que está aqui investindo”, disse o prefeito ao “tirar o chapéu do agro” para Genivaldo.
Segundo dados recentes da Administração Municipal, o plantio de grãos em Araguaiana já ultrapassa 10 mil hectares com expectativa de dobrar o tamanho dessa área neste ano.
Alinhada à agricultura, a pecuária é outro braço forte no município com um rebanho bovino de 317 mil cabeças. De um PIB municipal de quase R$ 69 milhões, 38% desse valor vem do setor agropecuário, conforme dados da gestão.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).