Assessoria
No dia 12 de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu nas dependências do Auditório Pedro Azevedo Guimarães, na Câmara Municipal.
Estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Valdirene Nascimento, além de Aldenor Lima, presidente da Câmara de Vereadores, conselheiros municipais de Assistência Social, usuários da política da assistência social, servidores da pasta e a sociedade civil. Cerca de 200 pessoas participaram da conferência, considerada a melhor da região.
A 13ª Conferência Municipal teve como tema central: “O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. Este momento busca propor o fortalecimento e a reafirmação da assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários. A Conferência Municipal de Assistência Social foi presidida pela Irmã Ângela Willimam, que é conselheira municipal atuante e sempre acompanha a real situação e necessidades municipais.
No período da manhã, o conselheiro estadual de Assistência Social, Carlos Wagner Ribeiro, que é advogado, psicólogo, analista de planejamento financeiro de pessoa física e assistente social, esteve com a palavra e falou sobre a importância de discutir as necessidades de acordo com a realidade do município e a nível estadual e nacional.
À tarde, foram formados grupos de discussão sobre os eixos propostos e apresentadas as deliberações para que sejam encaminhadas a esfera Municipal, Estadual e Federal.
Ao final da tarde, foram eleitos os delegados e seus suplentes que representarão o municipio de Porto Alegre do Norte na Conferência Estadual.
As Conferências Municipais têm como foco fomentar e subsidiar o processo reflexivo de que uma conferência necessita para cumprir seu papel – o de conferir a aplicabilidade da Política de Assistência Social, bem como seus desafios, e para tal garantir a autonomia e o protagonismo dos usuários do SUAS, a fim de que estes apontem demandas e encaminhamentos que possam de fato contribuir para o aprimoramento do sistema.
Os debates e a presença do público atuante nos mostra que a gestão está no caminho certo e que cada dia busca sanar as demandas elencadas pela população e principalmente pelo público da Secretária Municipal da Assistência Social.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).