BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 08 de Outubro de 2024

ESPORTE Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021, 20:17 - A | A

22 de Janeiro de 2021, 20h:17 - A | A

ESPORTE / Subiu!

Com tropeço do CSA, Cuiabá está garantido na Série A do Brasileirão

Após 35 anos, Mato Grosso tem representante na elite do futebol brasileiro; classificação acontece com duas rodadas de antecedência

João Pedro Donadel
Da Redação



Twitter

Acesso Cuiabá

Equipe coloca Mato Grosso na elite do futebol brasileiro após 35 anos

Os resultados da 37º rodada garantiram a equipe do Cuiabá Esporte Clube na primeira divisão do Campeonato Brasileiro da temporada de 2021. A equipe enfrenta nessa, 21h30min (horário de brasília) o time do Sampaio Correia, na Arena Pantanal.

As duas equipes que estavam na disputa com o Cuiabá passaram por fortes emoções nessa 37ª rodada. O Juventude perdia até os 42 minutos do 2º tempo, quando conseguiu a virada e venceu sua partida contra o Figueirense. No jogo seguinte, o CSA empatou em casa com o Brasil de Pelotas, garantindo assim, antecipadamente, a volta do Mato Grosso à elite do futebol brasileiro após 35 anos.

Uma equipe do estado nunca jogou na elite do Brasileirão sem ser com classificação direta via estadual - nesse aspecto o que o Cuiabá fará é inédito. O União participou da grande Copa João Havelange, em 2000, no módulo branco (equivalente à Série C), porém a última equipe que participou na prática da primeira divisão, foi o Operário de Várzea Grande em 1986.

O dourado está na 3ª posição com 61 pontos e ainda dois jogos por fazer. Já o 5º colocado, CSA, está com 57 pontos e apenas um jogo para fazer, podendo chegar apenas à 60 pontos. A equipe garante assim seu segundo acesso em três anos.

História do time

Fundado em 2001, o Cuiabá Esporte Clube teve uma trajetória rápida de sucesso e deixou para trás equipes de peso do Estado, como Mixto e Dom Bosco. Nesse seu curto período de existência, já ganhou nove vezes o campeonato Mato-Grossense.

Em 2003, disputou pela primeira vez o Brasileiro, pela Série C, e, em 2004, estreou na Copa do Brasil. Seu maior feito até agora foi o da conquista da Copa Verde, em 2015, em decisão com o Remo, o que permitiu seu ingresso na Copa Sul-Americana de 2016.

Na sua primeira competição internacional, acabou eliminado pela Chapecoense. O Cuiabá foi vice-campeão da Série C em 2018. No ano seguinte, venceu de novo a Copa Verde, o que o levou à Copa do Brasil de 2020, na qual passou pelo Botafogo nas oitavas de final.



Comente esta notícia