GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 10:34 - A | A

14 de Junho de 2023, 10h:34 - A | A

GERAL & ECONOMIA / veja vídeo

Jornalista conta história por trás da criação do famoso Discoporto de Barra do Garças

O profissional trouxe em entrevista ao podcast Depoisdas7 a origem deste patrimônio cultural

Mayara Correia*
Da Redação



Criado em 1995, o discoporto de Barra do Garças se tornou conhecido mundialmente por ser o primeiro 'aeroporto para discos voadores'. No entanto, segundo o jornalista e artista plástico Genito Santos, o projeto de Valdon Varjão tomou uma proporção maior do que foi planejado.

O profissional trouxe em entrevista ao podcast Depoisdas7 a origem deste patrimônio cultural da cidade e falou da principal intenção de Varjão, que era resgatar a cultura local e fomentar o turismo.

De acordo com Genito, a iniciativa aprovada pelos parlamentares da época se tornou lei com a ideia de inaugurar um simples mastro no pico do Parque Estadual da Serra Azul como marco territorial para anunciar ali o reconhecimento da espiritualidade do local.

Porém, surgiram rumores na cidade de que a lei aprovada previa a construção com dinheiro público de um lugar para receber visitantes extraterrestres, o que não foi muito bem aceito pela população, a princípio, por parecer uma ideia inusitada. Por conta disso, a notícia se espalhou por veículos de comunicação da região, do estado e todo o país.

Passado um tempo, em 1997 a cidade organizava um evento de motociclistas e membros de um dos moto clubes mais importantes que viriam para o festival apresentou uma exigência para estar presente: eles queriam conhecer o famoso aeroporto de óvnis do município.

Com tamanha repercussão Varjão não viu outra solução, se não, alterar a lei que previa um simples mastro, para criar a primeira ponte aérea para alienígenas pousarem na Terra. “Se aeroporto é avião, disco então, será o Discoporto de Barra do Garças”, explicou Genito, que criou a primeira planta do projeto com sucata e materiais reutilizados.

E assim foi construído e inaugurado o primeiro discoporto “intergaláctico” para receber alienígenas em meio as energias místicas da Serra Azul, se tornando o principal ponto turístico que trouxe notoriedade para Barra do Garças.

*Estagiária sob supervisão de Andrezza Dias

Confira a entrevista completa de Genito Santos em vídeo abaixo:

 Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Araguaiana-GIF.gif

 



Comente esta notícia