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GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 13:40 - A | A

11 de Dezembro de 2024, 13h:40 - A | A

GERAL & ECONOMIA / fim de ano

Natal de 2024 deve movimentar quase R$ 475 milhões na economia de MT

Dados são da pesquisa Intenção de Compra para Natal de 2024

Da Assessoria



O Natal deve injetar R$ 474,7 milhões na economia de Mato Grosso, beneficiando diversos segmentos do comércio e serviços. A média de gasto será de R$ 500. O dado é da pesquisa de Intenção de Compra para o Natal de 2024, divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), que ouviu 514 pessoas em 32 municípios, entre os dias 25 e 29 de novembro.

Dentre os itens mais citados pelos entrevistados na hora da compra, acessórios aparecem para 26,3% dos entrevistados. Brinquedos somam 9,6% dos respondentes, seguido de cosméticos com 9,2%. Eletrodomésticos e eletrônicos (celular, tablets e outros) obtiveram 6,4% e 5,4% cada.

Alimentação também foi lembrada pelos entrevistados, onde 15,9% disseram que vão adquirir produtos para a ceia de Natal. Comidas fora da residência também foram mencionados por 3,6% dos que vão comprar na data, além de bebidas, com 0,4%.

Entre as formas de pagamento, a principal é o cartão de crédito com 60%, seguido pelo Pix, que somou 21,6%. Já dinheiro e cartão de débito representam 6,6% e 6%, respectivamente. A maioria (33,8%) dos que pretendem consumir afirmaram que gastarão menos, tanto é que se observou um recuo de 14,6% no gasto médio entre o Natal deste ano com o do ano passado.

Já para os que não consumirão na data, o que representou 45,9% na pesquisa, quase a metade (48,7%) dos respondentes costumam comemorar a data e outros 39% indicaram condições financeiras como empecilho para não consumir na data.

As lojas nos centros das cidades serão as mais buscadas pelos compradores, principalmente na véspera, com 57,8%. Outros 14,1% pretendem comprar via e-commerce, seguido das lojas em shoppings, com 13,5% dos que preferem estes estabelecimentos. A alta movimentação de pessoas nas lojas físicas do estado contribui para a melhoria da economia local, assim como no comércio e serviços, conforme explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

“Lojas de centro das cidades, assim como shoppings costumam observar um crescimento considerável na circulação de pessoas, sugerindo uma forte preferência por compras presenciais. A data é a mais promissora para lojistas de todo o país, indicando um aquecimento em diversos segmentos do comércio e serviços neste período”, afirma Wenceslau Júnior.

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