Da Assessoria
Uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a The Nature Conservancy (TNC) Brasil promove, desde julho, em Barra do Garças e demais municípios da região, consultorias voltadas aos produtores de atividades da pecuária de leite e da pecuária de corte. Ao todo, 150 produtores rurais serão beneficiados com o projeto ‘Boas Práticas na Pecuária’. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até janeiro/2025. As consultorias são gratuitas.
Do total de vagas disponibilizadas, 120 vagas estão disponíveis. Além da cidade de Barra do Garças, produtores de Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, Nova Xavantina, Campinápolis, Novo São Joaquim e Vale do Sonhos podem se inscrever.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, cita que a parceria busca promover resultados positivos aos produtores rurais e transformar o setor por meio do aumento da produtividade e competitividade.
“Celebramos essa parceria com a TNC não só com o objetivo de contribuir para a jornada da descarbonização da agricultura e da pecuária mato-grossense, mas em especial com a perspectiva de implementar uma jornada de engajamento para os compromissos da Agenda 2030. Nosso objetivo é engajar o maior número de pequenos produtores nessa temática e contribuir para essa agenda de mitigação aqui no estado”, disse o diretor.
A TNC é uma organização internacional de conservação ambiental e atua em Mato Grosso desde 2006 com foco em buscar ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Segundo a diretora do Cerrado da TNC Brasil, Julia Mangueira, a parceria entre Sebrae e TNC visa oferecer assistência técnica aos produtores para o desenvolvimento da região.
“Trabalhar com as cadeias produtivas é super importante para alcançar metas de clima, de biodiversidade, de melhoria de vida das pessoas e inclusão produtiva. Sempre trabalhamos muito próximo dos setores produtivos e, dentro da cadeia da pecuária, temos um programa que envolve tanto o Cerrado quanto a Amazônia, olhando para como é que a gente pode apoiar a cadeia da pecuária para o processo de melhoria produtiva, de descarbonização, de regularização ambiental dos produtores. Essa iniciativa com o Sebrae se encaixa nesse guarda-chuva e faz parte dessa estratégia macro do ponto de vista da TNC, porque a gente entende que um dos gargalos muito fortes para os produtores é essa necessidade de assistência técnica”, avalia.
A gerente da agência do Sebrae em Barra do Garças, Jaqueline Macedo, explica que a consultoria será individualizada, voltada para a realidade de cada produtor e de cada propriedade da região.
“Teremos consultores especializados visitando a propriedade para auxiliar o produtor no planejamento das atividades. Esses consultores estarão atentos às áreas que podem ser aprimoradas, sempre com o objetivo de aumentar a produtividade. Nosso compromisso é trabalhar intensamente para melhorar a produtividade de forma sustentável, garantindo que os resultados sejam os melhores possíveis”, afirma a gerente.
Os produtores rurais interessados em participar do projeto ‘Boas Práticas na Pecuária’ podem entrar em contato pelo número (66) 3199-0851 ou procurar diretamente a agência do Sebrae em Barra do Garças para se inscrever na ação.