Da Redação
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Macedo (PSD), confirmou que o município seguirá a decisão do Estado e irá adotar o toque de recolher a partir das 21 horas visando frear a transmissão da Covid-19. O comércio será fechado às 19 horas.
O conjunto de medidas mais severas foi acertado durante uma série de reuniões entre o governador Mauro Mendes (DEM) com representantes dos Poderes, dos órgãos de controle e prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso.
Mendes expôs que o Estado alcançou 88% de ocupação das UTIs e está no limite da capacidade de abrir novos leitos. Somente neste ano, cerca de 70 leitos foram habilitados e há previsão de mais 50 em março. Contudo, enfrenta-se dificuldade com a falta de profissionais.
A medida impositiva valerá em todo o território estadual pelos próximos 15 dias, podendo ser reavaliada neste período.
Entre as medidas que deverão ser seguidas, conforme o governo estadual, está o fechamento de todas as atividades do comércio durante a semana, das 19h às 5h. Apenas os serviços considerados essenciais como farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniências) e indústria poderão funcionar após o horário estipulado.
Aos sábados os estabelecimentos funcionarão das 5h às 12h e, aos domingos, não será permitida a abertura.
O cidadão que desrespeitar as medidas será multado em R$ 180,00 para pessoas físicas e com valor proporcional para pessoas jurídicas (por aglomerações e por desrespeito ao toque de recolher).
A Polícia Militar está autorizada a agir para dispersar aglomerações, incluindo bares.
(Com informações do Araguaia Notícia e OAB/MT).