BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019, 08:19 - A | A

06 de Dezembro de 2019, 08h:19 - A | A

GERAL & ECONOMIA / DEBATE

Cobrança de tarifa diferenciada a produtores próximo da praça de pedágio na MT-100 é discutida em Alto Araguaia

Marcos Cardial – Assecom AIA



O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), defendeu a cobrança de uma tarifa diferenciada para moradores proprietários de áreas próximas ao pedágio da MT-100, sob concessão da empresa Via Brasil. O assunto voltou a ser discutido pelo Executivo na manhã desta quinta-feira (5).

Em reunião com representantes da empresa, o secretário de Administração, Manoelito dos Dias de Rezende Neto, afirmou que é necessário encontrar uma saída para atender esses moradores, maioria formada por pequenos produtores rurais.Representando a Via Brasil MT-100 Concessionária de Rodovias S.A estiveram o gestor de atendimento ao cliente Breno de Paula e o gestor de operações e conservação Manoel Romero.

Durante o encontro, o secretário de Administração explicou que a medida vai beneficiar cerca de 40 produtores.As propriedades localizadas logo após a praça de pedágio no km 12 da MT-100 são essencialmente agrícolas focadas em produtos da agricultura familiar. A queixa, segundo os produtores, é que parte da renda fica nas cabines de pedágio. Cláudio Palomo é apicultor e mantém parceria em várias propriedades nas proximidades da praça de pedágio.

Segundo ele, chega a passar no trecho de duas a quatro vezes por dia. A cobrança de tarifa no pedágio está estipulada em R$ 8,30.Segundo o secretário, a empresa tem se mostrada aberta ao diálogo. “O certo é que temos que criar um mecanismo para os moradores passarem. É uma situação que tem preocupado o prefeito Gustavo Melo. As tratativas são para encontrar uma solução”, disse o secretário após o encontro.

Os representantes da Via Brasil deixaram claro que qualquer ação de criação de uma tarifa diferenciada depende de autorização da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT).Por telefone, já que seguia viagem para Cuiabá, o prefeito Gustavo Melo afirmou que os encontros são necessários para buscar uma saída por vias de diálogo, mas cobrou agilidade da empresa para que os pequenos produtores não sejam ainda mais penalizados com a cobrança.MAIS TRATATIVAS - A reunião entre o secretário Manoelito Rezende e representantes da Via Brasil foi o terceiro encontro para definir uma tarifa social a proprietários de áreas nas proximidades do primeiro pedágio da MT-100.

O primeiro aconteceu em Alto Taquari, na sede administrativa da empresa, enquanto que o segundo foi em Cuiabá com representante da Sinfra, Hugo Watson. O quarto encontro será em Cuiabá na manhã desta sexta-feira (6) entre o prefeito Gustavo Melo, o vice-prefeito Freud Fraga (DEM), representantes da Sinfra e Via Brasil.

Comente esta notícia