BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Sábado, 14 de Setembro de 2019, 08:54 - A | A

14 de Setembro de 2019, 08h:54 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Novo Santo Antonio

Incêndios criminosos já destruíram mais de 1.500 hectares no Parque Estadual do Araguaia

Até o momento ninguém foi preso ou indiciado pelos incêndios criminosos na região.

Agência da Notícia



Após quase três semanas, brigadistas da Organização Não Governamental (ONG) Aliança da Terra estão trabalhando para apagar focos de incêndios que assolam o Parque Estadual do Araguaia, localizado no município de Novo Santo Antônio que margeia o imponente Rio das Mortes.

De acordo com o comandante da Brigada de Incêndios da ONG, Edimar Santos Abreu, o fogo já destruiu aproximadamente 1.500 hectares de mata e pastagens do cerrado. Além de matar inúmeros animais silvestres que vivem na fauna local.

Uma equipe formada por aproximadamente dez pessoas está em campo buscando e apagando incêndios florestais. Segundo Edimar Abreu, o fogo é colocado intencionalmente por pequenos pecuaristas que vivem e desfrutam das terras do parque.

“Estamos combatendo as chamas com sopradores, bomba d’água, abafadores, enxadas e foices, mas está cada dia mais difícil controlar e apagar os focos que aparecem, pois quando consigamos controlar um local, aparecem outros” relata o brigadista.

A cinco meses a unidade de Conservação do Parque Estadual do Araguaia está sem gerência, o que dificulta ainda mais os trabalhos de prevenção. O último gerente da unidade foi exonerado pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso.  

O jornal americano, Washington Post, está em Novo Santo Antônio produzindo uma matéria especial sobre as queimadas e a destruição do cerrado na região do Araguaia. 

Até o momento ninguém foi preso ou indiciado pelos incêndios criminosos na região.

Comente esta notícia