Andrezza Dias
Da Redação
Na última sexta-feira (20), o Programa Segurança na TV, que é transmitido pela TV das Artes no Estado de São Paulo, promoveu uma live via Facebook com o tema: “Conselhos Comunitários, fortalecendo as Instituições de segurança pública”. O evento online contou com a parceria da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Mato Grosso (Feconseg MT), Coordenadoria da SENASP, Coordenadoria de Polícia do Estado do Espírito Santo, além da participação do deputado estadual Claudinei Lopes.
Durante a transmissão discutiu-se os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), as ligações e independência de cada um com enfoque na Lei 10/931/2019, filosofia de Polícia Comunitária e fomento de cursos para os Conselhos Comunitários.
O tenente coronel Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, coordenador de Polícia Comunitária de Mato Grosso, destacou que no estado que os conselhos são independentes, porém harmônicos com as forças de Segurança Pública.
Também foram convidados o major Gleidison Antônio de Carvalho, da Polícia Militar de Tocantins e coordenador Nacional de Polícia Comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que comentou sobre o trabalho que a Senasp tem realizado para melhoria a nível macro do serviço de Segurança Pública.
Também como convidado, o deputado estadual de Mato Grosso delegado Claudinei Lopes falou sobre a Lei Estadual nº 10.931/19 que trouxe a transparências dos Conseg’s e o reconhecimento da Feconseg-MT como representante dos Conselhos. Para ele, a realidade de parceria traz mais efetividade do terceiro setor e acredita que é o caminho para a construção de algo mais eficaz.
O diretor regional oeste da Feconseg e presidente do Conseg em Pontes e Lacerda João Manoel Ramires citou feitos do Conselho, o qual construiu como exemplo a Politec em um prédio próprio com respaldo do Poder Judiciário Ministério Público, a reforma do CDP e todos os órgãos de Segurança Pública. As ações demonstram a importância dentro do estado que trazem melhorias dentro da Segurança Pública local desafogando outras áreas.
A live que teve como mediador o apresentador do Segurança na TV, Luís Junqueira, contou ainda com a participação do major Sandro Roberto Campos, coordenador de Polícia do estado do Espírito Santo.
Prevista para durar cerca de uma hora, a transmissão se estendeu por duas horas e meia, alcançando 1.500 visualizações. Cerca de 736 pessoas assistiram a transmissão ao vivo que teve mais de 234 comentários e 136 compartilhamentos.
(Com informações da Assessoria).