Neiriane Santos
Da Redação
Durante a reunião que aconteceu a manhã desta última sexta-feira (12) em Água Boa, entre os consórcios intermunicipais do Araguaia e o Governo do Estado, o vice governador Otaviano Pivetta aproveitou a oportunidade para anunciar o novo projeto da rota alternativa ao Contorno Leste da BR-158 que perpassa os municípios da região do Xingu.
A criação do Contorno Oeste, chamado de Rota Alternativa, partirá da localidade do Alô Brasil, no município de Bom Jesus do Araguaia até Canabrava do Norte pela MT-109, a “Estrada do Guardanapo” e dará acesso a Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu e São José de Xingu.
Entretanto, esse anúncio deixou os prefeitos de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio apreensivos, uma vez que eles já haviam pedido ao governo agilidade nas obras de pavimentação da MT-433 e MT-322 que ligam essas cidades a outras da região. Segundo os gestores, a má estrutura dessas estradas interferem diretamente no desenvolvimento econômico dos municípios.
Com a nova rota alternativa, esses prefeitos temem que seus municípios sejam mais uma vez negligenciados pelo Estado, uma vez que eles não fazem parte do novo trajeto e aguardam há mais de 10 anos pelas obras da BR-158.
Em entrevista ao Semana 7, os prefeitos Marcilei ‘Mansão’ (PSB) de Bom Jesus do Araguaia e Adão Belchior (DEM) de Novo Santo Antônio, disseram que são favoráveis ao novo projeto. “Eu não sou contra, só acredito que essa rota fica distante para nós, mas que Deus abençoe e vamos estar juntos se faz bem pro Araguaia”, afirmou Adão.
“A nossa região precisa de infraestrutura, só que infelizmente nosso município está há 10 anos sem asfalto por causa dessa briga com a BR-158. Agora tem esse projeto onde nosso município não será beneficiado... O que nós queremos é que o governo resolva nossa situação e pavimente esse trecho de 40km da Alô Brasil até Serra Nova Dourada… Meu medo é a gente ser esquecido”, declarou o prefeito Mansão.
Segundo o vice-governador, essa nova rota alternativa é uma solução que irá beneficiar a curto prazo os municípios da região do Xingu, mas o Estado não deixará de cobrar do Governo Federal uma solução para o contorno leste, "Infelizmente estamos há décadas esperando uma solução do governo e não vem. Enquanto isso, nós, Estado e os municípios, podemos sim criar uma solução alternativa” afirmou Pivetta.
Veja também: Janailza comemora pavimentação das MTs 109 e 322.