POLÍTICA Segunda-feira, 10 de Julho de 2023, 10:44 - A | A

10 de Julho de 2023, 10h:44 - A | A

POLÍTICA / NOVA LEGISLAÇÃO

Sefaz disponibiliza curso de licitações e contratos para servidores estaduais

Todo o programa de capacitação é composto por 13 módulos, cada um com assuntos relacionados a nova lei de licitações e contratos

Secom



A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) vai disponibilizar o programa de capacitação sobre licitações e contratos para os servidores estaduais lotados nas secretarias de Estado, órgãos autônomos e Poderes. As aulas são online, divididas por módulos, e devem ser acessadas pela plataforma da Escola Fazendária.

Os dois primeiros módulos sobre Governança e Responsabilidade da Alta Administração e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já foram liberados na plataforma. Todo o programa de capacitação é composto por 13 módulos, cada um com assuntos relacionados a nova lei de licitações e contratos.

Os servidores interessados no curso devem se cadastrar previamente. Para isso, é necessário acessar a Escola Fazendária, clicar no banner “Inscrições para Externos” e preencher o formulário informando todos os dados solicitados. O cadastro prévio na plataforma é exigido, pois o acesso à Escola Fazendária é restrito aos servidores e colaboradores da pasta.

O curso de licitações e contratos foi planejado, inicialmente, para capacitar os servidores fazendários que atuam com processos licitatórios e de compras públicas. Porém, devido a relevância do tema e atendendo solicitações dos órgãos estaduais, o conteúdo está sendo estendido aos demais servidores.

O compromisso foi assumido pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, durante a aula inaugural do curso, que contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler. Na ocasião, o secretário ressaltou que Mato Grosso foi o segundo estado a regulamentar a nova lei de licitações e contratos, afirmando que, “para uma boa administração dos recursos públicos, é fundamental manter os servidores devidamente capacitados”.

Ao se inscrever na capacitação, o servidor deve assistir aos módulos disponíveis no prazo mínimo de 10 dias, sendo permitido no máximo 30 dias para conclusão de cada um. Após finalizado, o certificado será emitido pela Escola Fazendária.

As aulas foram gravadas durante o curso presencial, que teve uma média de 60 participantes, entre servidores da Sefaz e do Tribunal de Justiça, e de secretarias convidadas. O programa de capacitação foi iniciado no mês de março e o encerramento está previsto para setembro. Ao todo já foram ministrados 12 módulos.

Confira os módulos que compõe o programa de capacitação:

I - Governança e Responsabilidade da Alta Administração
II - Lei geral de proteção de dados (LGPD)
III - Gestão de Risco nas Contratações Públicas
IV - Instrumentos de Planejamento
V - Noções Gerais de Licitações e Contratos Administrativos
VI - Fase Externa da Licitação
VII - Contrato e Ata de Registro de Preços
VIII - Planilha de Composição de Custos - Terceirização de mão de obra
IX - Obras e Serviços de Engenharia: Contratação E Execução
X - Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação
XI - Contratação de Bens e Serviços em Geral
XII - Gestão e Fiscalização de Contratos
XIII - Sanções Administrativas

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI). 

Conselho PAN 1200

 



Comente esta notícia