João Pedro Donadel
Da Redação com Assessoria
Seguindo com a agenda da Comisão Especial de Estudo do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso, o deputado estadual, Dr. Eugênio Paiva (PSB) que a preside esteve nessa terça-feira (6) na Câmara Municipal de Barra do Garças para discutir o assunto com políticos, representantes dos produtores rurais e população em geral.
A convite do presidente do legislativo municipal, vereador Pedro Filho (PRB), Dr. Eugênio debateu o tema que preocupa diversas famílias, principalmente aquelas que dependem diretamente do campo, nas regiões do Araguaia e Vale do Guaporé, as mais afetadas com o atual projeto proposto pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MT).
Para representar o governo estadual na reunião, o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Stephano Benevides do Carmo. Ele reiterou que Eugênio trouxe informações sobre o tema, trazendo informações que precisam ser melhor debatidas com diversos setores econômicos do estado e com toda sociedade civil organizada sobre os impactos que ocorrerão em especial na região Araguaia e no Vale do Guaporé caso seja aprovado como está proposto.
"Vamos todos somar esforços e debater profundamente este tema para nosso Araguaia não seja prejudicado. Zoneamento sócioeconômico é instrumento técnico e político de planejamento que estabelece diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e a dinâmica socioeconômica de diferentes regiões do estado", disse.
Na última semana o deputado também esteve em São Félix do Araguaia onde debateu o mesmo tema com os representantes políticos do Norte Araguaia, bem como produtores e população geral da região.
O parlamentar garantiu na ocasião que o proposta atual não será aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e por isso assumiu o compromisso de presidir a comissão especial no intuito de formular um documento que possa proteger a natureza e também proteger as famílias que dependem diretamente do campo.
Em Barra do Garças, além do presidente do legislativo municipal, Dr. Eugênio agradeceu a grande contribuição da produtora rural e representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) Téia Fava, e demais vereadores.