SAÚDE Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 14:51 - A | A

26 de Maio de 2023, 14h:51 - A | A

SAÚDE / SAÚDE PÚBLICA

UTI do Hospital Municipal de Barra do Garças passa por protocolo padrão de desinfecção

Segundo a Prefeitura, veiculação de fake news tem espalhado desinformação sobre o assunto

Da Redação



A Prefeitura de Barra do Garças informou em um comunicado à população, nesta sexta-feira (26), que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck está passando por protocolo de desinfecção padrão. No início desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde identificou a presença de uma bactéria multirresistente na UTI e notificou a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para uma vistoria no local.

Após a confirmação da presença dos microrganismos pelo laudo da Vigilância Sanitária estadual, a Secretaria Municipal de Saúde optou por seguir o protocolo padrão de desinfecção do ambiente. Por esse motivo, a UTI não receberá novos pacientes por um período de até 15 dias.

"É importante que a população entenda que esse caso se trata de uma situação comum em ambientes hospitalares, como ocorreu em anos anteriores. Portanto, não há motivo para pânico", informou a administração municipal.

Os pacientes já internados na UTI continuarão recebendo tratamento normalmente. Já as demais pessoas que necessitarem de internação na UTI serão transferidas para outras unidades de outros municípios ou serão atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças, que possui nove leitos de semi-intensiva totalmente equipados com os mesmos aparelhos do Hospital Municipal.

A UTI de Barra do Garças é a única da rede pública de Mato Grosso com o selo "Top Performers", reconhecido pelo levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que avalia o desempenho de alta performance e a segurança dos pacientes.

"A Prefeitura de Barra do Garças repudia qualquer notícia falaciosa a respeito desse fato, acompanhada de intenções eleitoreiras com o intuito de espalhar desinformação na tentativa de manipular a opinião pública", diz trecho do comunicado.

No início da gestão, em 2021, a unidade apresentava diversos problemas relacionados à infiltração e péssimo estado de conservação dos móveis e equipamentos. Desde então, conforme a Secretaria de Saúde, o Hospital Municipal recebeu diversos investimentos que melhoraram a qualidade dos atendimentos. No ano passado, o hospital recebeu um investimento de R$ 1 milhão para melhorias emergenciais, que transformaram a qualidade dos serviços, e mais R$ 6 milhões que serão investidos em reforma e ampliação do local. (Com Assessoria)

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Hotel Paiagues 728

 



Comente esta notícia