Da Assessoria
A produção cinematográfica “Araguaia Território Indígena – A preparação Xavante”, que retrata com sensibilidade e profundidade os rituais tradicionais da luta Oi’ó e da corrida de toras de buritis Uiwédé, estreia no próximo dia 10 de dezembro, às 20h, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, em Barra do Garças (MT). O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste LINK.
Dirigido pelo professor indígena Xisto Tserenhi’ru Tserenhimirami, com produção executiva e roteiro de Nayanne Carmo, o documentário oferece uma abordagem única sobre a preparação dos meninos Xavantes para o ritual Oi’ó, destacando as perspectivas do homem/pai e da mulher/mãe. A obra também explora como homens e mulheres Xavantes se organizam para a tradicional corrida de toras, mostrando o papel fundamental da coletividade na cultura Xavante.
Gravado na Aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, na Terra Indígena São Marcos, o filme traz entrevistas com o próprio Xisto e sua esposa, Sheila Juruna, filha do primeiro deputado federal indígena, Mário Juruna, ressaltando o diálogo entre tradição e contemporaneidade.
O documentário, que foi o primeiro colocado no Edital Barra Curtas, promovido pela Secretaria de Cultura de Barra do Garças por meio da Lei Paulo Gustavo, também terá sessões especiais antes da estreia oficial. No dia 28 de novembro, será apresentado na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, que atende estudantes indígenas não aldeados, e na Escola Estadual Mário Juruna, localizada na aldeia Nossa Senhora de Guadalupe.